É normal o ouvido coça muito?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A coceira no ouvido pode ser algo comum, que não causa nenhum incômodo no dia a dia, mas também pode ser muito desconfortável quando é excessiva. No entanto, é preciso saber quais as causas desse problema em cada paciente, pois nem sempre o que ajudou uma pessoa poderá servir para outra também.

A infecção fúngica do canal auricular causa mais coceira do que dor e as pessoas têm a sensação de entupimento do ouvido. A infecção fúngica causada pelo Aspergillus niger geralmente leva à formação de pontos preto-acinzentados ou amarelos cercados por material com aspecto algodonoso no canal auricular.

Um inseto, por menor que seja, pode causar desconforto, dor, inchaço, zumbido e até sangramento no canal auditivo. Outros sintomas possíveis são tontura e perda de audição. Mesmo sendo uma situação estressante, é possível impedir que o animal se aloje na parte mais interna do ouvido.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Um hábito comum que as pessoas têm é o de limpar os ouvidos com cotonete. O que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva. Infecções, inflamações, otite e até perfuração do tímpano são algumas delas.

Após o banho, o uso suave de uma toalha limpa e macia é uma opção. Lembre-se de não forçar a entrada do canal auditivo e ir apenas até onde o dedo alcança. “Basta usar a ponta do quinto dedo (dedinho)”, pondera o otorrinolaringologista.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Alguns mais conhecidos são Cerumin e Oto Xilodase.

Dermatite do meato acústico é caracterizada por prurido, descamação e eritema da pele do meato auditivo externo e meato acústico. Dermatite pode ser causada pela exposição a alérgenos (dermatite de contato) ou pode ser espontânea (otite externa crônica, dermatite eczematosa auricular).

As pessoas podem ter tinnitus pulsátil (zumbido pulsátil) em apenas um ou em ambos os ouvidos. Tinnitus pulsátil pulsátil não é algo muito comum. Muitas pessoas conhecem a sensação de ouvir sua própria pulsação após praticar esportes ou atividades intensas. No entanto, há pessoas cujo som e pulsação nunca acabam.

Utilize o soro fisiológico
O soro fisiológico pode ser aplicado com suavidade. Para isso, utilize uma seringa esterilizada no ouvido afetado.

Se a água não sair, pode pingar gotinhas de álcool 70%. O álcool evapora rápido, então a sensação é instantânea. Esse procedimento não é indicado para quem tem tímpano perfurado. Use compressa morna para aliviar a dor de ouvido.

"Na pele, geralmente ela se apresenta com coceira e vermelhidão, mas pode também se manifestar com suor excessivo e insônia", explica Fernanda. Ou seja, os sintomas podem incluir: vermelhidão na pele, coceira, irritação na pele, falta de ar, insônia, suor em excesso, bolhas/bolinhas brancas ou vermelhas.

Fatores externos como o calor, o atrito com os lençóis ou alergias a certos componentes de roupa de cama podem explicar o agravamento de algumas formas de prurido noturno. A comichão noturna afeta o sono, o comportamento diurno e a pele.

Na alergia emocional, em situações de estresse ou ansiedade, por exemplo, o organismo desencadeia uma resposta imunológica exacerbada. Como consequência, podem ocorrer manifestações dérmicas, respiratórias e, em alguns casos, até mesmo neurológicas.

Cerumin

O Cerumin é um remédio otológico que promove a limpeza da cera do ouvido, eliminando fungos e desinfetando a região. Entretanto, como qualquer outro medicamento, seu uso deve ser indicado por um médico.

Além disso, esteticamente não é agradável o excesso de cera. Mas o ouvido é um órgão que é “autolimpante”, não precisando higienizar a parte interna. Não existe uma frequência correta para limpar os ouvidos, mas o ideal é secá-lo após o banho e fazer a limpeza com a toalha.

Esse é o caso do nervo vago, que atua no coração, pulmões e sistema digestório. Dependendo da posição do nervo –mais superficial ou profundo, uma variação que é comum–, se você encosta em uma região próxima, ele é estimulado e, como reflexo, ocorrerá a tosse.

A indicação é inclinar a cabeça e pingar o óleo levemente. Pode-se fazer isso por até três dias seguidos. Outra forma de limpar os ouvidos e fazendo a técnica da irrigação. Ela consiste em aplicar água morna com uma seringa específica, conhecida como seringa de bulbo.