É normal o mau cheiro no umbigo de um Recém-nascido?

Perguntado por: udias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Secreção amarela no umbigo do bebê pode ser um sinal de infecção. Isso também vale para mau cheiro ou vermelhidão. Se isso ocorrer, o melhor caminho é procurar um médico para que ele avalie a origem do problema.

Para limpar a região do umbigo só use álcool 70%. Não coloque faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância sobre o umbigo. Utilize cotonetes umedecido com álcool 70% e passe entre o coto do umbigo e a pele da barriga do bebê.

Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver uma infecção — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra", embora não seja algo comum. Limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

A fralda pode cobrir o umbigo e o uso de faixas ou bandagens no local não é recomendado. Às vezes, podemos observar um pouco de sangramento sujando a fralda, mas não se preocupe, isso é normal.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou haste de algodão (cotonete). Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

Se o cordão soltar pus amarelo, apresentar mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser que esteja infeccionado. Seria aconselhável notificar o médico de seu bebê. A vermelhidão também pode ser causada pelo coto seco do cordão irritando a pele adjacente.

Existem uma grande diferença no cuidado antes e depois da queda do coto: a substituição do álcool a 70º por soro fisiológico. Fora isso, o procedimento de limpeza se mantém o mesmo.

Ele deve ser higienizado no banho, lavado com água e sabão neutro e, em seguida, deve-se manter o local bem seco. Também, sempre durante as trocas de fralda, deve ser higienizado com um cotonete com álcool 70%.

“Depois que o coto umbilical cair, a cicatriz do umbigo pode inchar e vazar um pouco, o que é comum. Em alguns casos pode surgir também uma protuberância na região do umbigo, chamada hérnia umbilical, que geralmente desaparece antes da criança completar cinco anos”, alerta a ginecologista e obstetra.

Entre os 20 primeiros dias de vida do bebê, o coto cai fica preto e cai, dando lugar a uma pequena ferida, que leva cerca de uma semana para cicatrizar, embora esse processo possa demorar um pouco mais do que 30 dias para acontecer, com um pequeno atraso na caída e na cicatrização.

Há um mito de que o coto umbilical não pode ser molhado, mas não há problema em molhar o umbigo durante o banho do bebê. Seque-o delicadamente com a fralda de pano, após o banho.

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização. Importante salientar que o produto deve sempre ser armazenado em frasco de uso individual.

a limpeza do umbigo do bebê deve ser realizada a cada troca de fralda e não apenas 3 vezes ao dia. é importante usar apenas álcool 70% líquido, que você encontra em farmácias. Jamais confunda com álcool gel ou use qualquer outra substância.

Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco. Isso é chamado de granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado. Pode surgir também uma protuberância abaixo do umbigo conhecida como hérnia umbilical.

Deve-se sim secar o umbigo após o banho com a toalha, sem esfregar. A limpeza é normal, apenas superficial no banho, sem introduzir o dedo. De modo algum usar Álcool, ou cotonetes. No caso de haver alguma secreção, ou irritação da pele, visite um dermatologista.

Cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo (gastrocirurgião)!

Mito. O coto umbilical, aquele pedacinho do cordão que fica preso ao umbigo do bebê depois do parto, é formado por células sem terminação nervosa. Isso significa que, ao ser manipulado, ele não causa nenhuma dor no bebê. O coto normalmente cai entre sete e quinze dias depois do nascimento.