É normal o lóquio parar e depois voltar?

Perguntado por: rveloso8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

E é natural que você precise de um tempo para se recuperar diante de todas as transformações que passou nos últimos nove meses. O útero que se expandiu para dar lugar ao bebê irá retornar ao seu tamanho habitual e isso pode levar ao lóquio, que é um sangramento normal do período pós-parto.

Alguns sinais de alerta são:
– Observar se o sangue voltou a ficar mais intenso no período em que estava mais claro; – Se houver um aumento no fluxo após a 2ª semana; – Se houver presença de coágulos grandes; – Se contiver mau cheiro.

Por volta dos cinco primeiros dias, o lóquio tem coágulos, tonalidade vermelho vivo e vai ficando mais claro com o passar do tempo. Entre o quinto e sétimo dia, ele tem uma consistência mais líquida e tom rosa ou amarronzado.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Os lóquios são classificados em: Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes até o 3º ou 4º dia pós- parto, constituindo-se de sangue vermelho intenso, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante a do fluxo menstrual.

Rubro (vermelho vivo): dura de 1 a 4 dias após o nascimento do bebê. Seroso (coloração róseo acastanhada), dura de 5 a 10 dias após o parto. Branco (coloração esbranquiçada, acastanhada ou quase incolor): de 10 dias até o final da loquiação.

Os tipos de Lóquios

  • Até o 3 ° dia uma cor rubra (vermelho), quantidade semelhante ao fluxo menstrual;
  • Após o 3º ou 4º dia até o 10° dia, a cor é FUSCA (acastanhado);
  • Até o 21º dia, observa-se a cor Flava (amarelado) e a partir de 21°dia alba (branca).

Relações sexuais são proibidas na quarentena
Verdade! Os vasos do útero, onde ficava a placenta, estão abertos e há um grande risco de contaminação e infecção. O atrito do pênis durante a penetração também pode causa dor e, por isso, o sexo deve começar gradualmente e bem devagar.

Sintomas das infecções do útero após o parto
O útero fica inchado, sensível e macio. Geralmente, há uma secreção vaginal com odor ruim, que varia em quantidade. A secreção pode ou não conter sangue. Mas às vezes o único sintoma é febre baixa.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

O chamado assoalho pélvico se enfraquece e é comum que as mulheres sintam dores e até mesmo a sensação de peso na região. Contudo, o corpo é capaz de se readaptar, algo que leva em torno de 40 dias (justamente o intervalo chamado puerpério).

Os lóquios têm cheiro característico, porém não desagradável. Na presença de cheiro forte e desagradável devemos pensar em infecção e o tratamento deve ser administrado por um médico imediatamente.

O primeiro período aparece normalmente entre os 6 a 18 meses após o parto, embora não constitua, em si mesmo, uma regra.

Pode, mas nada de cortar calorias já que o organismo precisa muito de sustento para ter energia e produzir o leite materno. Você pode começar a fazer exercícios físicos e seguir uma dieta saudável para amamentação desde que tenham finalizado os 40 dias do resguardo.

O resguardo traz a idéia de um período de recuperação, assim repousar significa restabelecer-se e pôr-se a salvo de prováveis perigos(15). Para que isso aconteça, é preciso deixar de fazer algumas tarefas, como pegar peso, não ficar abaixando-se ou subindo em cadeiras ou escadas e fazer apenas os serviços mais leves.

O sangramento pós-parto é natural em todas as mulheres que acabam de ganhar bebê, pois o seu útero esta no processo de volta ao tamanho normal.

O uso do vapor com ervas pode ajudar na limpeza do útero e ainda pode promover importantes momentos de relaxamento e autocuidado.

Geralmente, este corrimento tende a desaparecer até à 3ª semana após o parto, mas pode demorar até 6 semanas.

Lóquios: secreção vaginal pós-parto composta por sangue, fragmentos deciduais, bactérias, exsudatos e transudatos vaginais. Apresenta odor forte e característico, com volume e aspecto influenciados por gradual redução do conteúdo hemático.