É normal o homem se afastar durante a gravidez?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

É normal o homem se afastar durante a gravidez? Sim, até certo ponto. Abandono e rejeição do marido são mais difíceis de reverter porque têm efeito negativo mais intenso.

O casal com dificuldades sempre pode buscar a terapia para evitar a separação na gravidez ou em outro momento do relacionamento. O psicólogo pode orientar os futuros pais a receber bem o bebê, bem como ensiná-los a ter uma postura cooperativa e compreensiva com as limitações do outro.

Existem outras práticas sexuais que podem ser menos desconfortáveis para a gestante e o seu parceiro, porém igualmente prazerosas, como por exemplo, a masturbação e o sexo oral. Ambas as práticas estimulam a produção de hormônios do prazer e aumentam a sensação de bem estar.

Durante a gestação, geralmente o homem tende a se sentir mais atraído pela parceira. Isso acontece porque há o aumento da circulação na região pélvica, tornando a mulher mais sensível e lubrificada. Agora ela se sente ainda mais atraente, sem precisar se preocupar com a barriga, que vira motivo de orgulho para o casal.

O motivo mais comum
Ou seja, a rejeição masculina tem mais a ver com ansiedade e a insegurança de ser um bom pai e bom provedor. É uma autocobrança excessiva diante da responsabilidade de estar construindo uma nova família. Em todos os casos, é raro que a rejeição do marido seja resultado do fim do amor pela mulher.

Isso significa que ele é obrigado a contribuir financeiramente com as despesas necessárias para a gestação, como exames, consultas médicas e medicamentos. Essa obrigação é prevista pelo artigo 2º da Lei nº 11.804/2008, que instituiu o chamado "alimentos gravídicos".

“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...

Durante a gestação o pai tem que pagar metade dos gastos que gestante tiver durante a gravidez, esses gastos envolvem despesas médicas e psicológicas, exames médicos complementares, remédios, vitaminas, alimentação saudável, custos com internação e o parto, doula, enxoval para o bebê como roupinhas, móveis do quartinho ...

Você sabe como a infelicidade com seu relacionamento amoroso pode afetar sua saúde - e até a saúde do seu filho? De acordo com uma pesquisa norueguesa, se você estiver grávida e insatisfeita com o seu parceiro(a) terá mais chances de desenvolver infecções – e seu bebê também.

O cansaço, a fadiga e desconfortos causados pela gravidez e sem contar a quantidade de cuidados que se é recomendado, também cuidados com a alimentação e proibições, pode deixar a futura mamãe se sentindo triste nessa fase. A grávida pode ser tomada por uma tristeza sem motivos1.

Estresse na gravidez é algo perfeitamente normal e compreensível. Enquanto não comprometer a normalidade na vida da mulher ou sua saúde, só precisa ser gerenciado para não se agravar e evoluir para algum transtorno de ansiedade.

A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

Nesses casos, a melhor forma de resolver a situação é a conversa. Mas, se você acha que não consegue manter uma conversa com o parceiro sem brigar, pode contar com a ajuda de um terapeuta sexual. A terapia de casal é uma opção eficaz para resolver questões do relacionamento que estão impactando na vida sexual do casal.

Obrigações familiares e sociais, sobrecarga de trabalho, atenção aos filhos, crises no relacionamento, cansaço e o estresse lideram a lista dos motivos que geram uma diminuição da libido nos homens. Outro fator de risco para o público masculino são: obesidade, hipertensão arterial, desequilíbrio hormonal e diabetes.

A falta de desejo pode ser por inúmeros fatores como baixa de testosterona e/ou uso de medicamentos, baixa autoestima, ansiedade, cansaço, estresse.

Comece com leituras sobre diferentes temas relacionados a sexo. Faça histórias e crie as suas próprias fantasias sobre momentos em que você e seu marido tiveram muita excitação. Também veja filmes românticos, depois, passe para outros mais picantes e, na sequência, assista aos eróticos, mas nunca aos pornográficos.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na última quarta-feira (06), que o divórcio ou separação por escritura pública não é possível quando a mulher está grávida. Até então, o divórcio ou a separação consensual em cartório só não eram permitidos se o casal tivesse filhos menores ou incapazes.