É normal o dente do implante cair?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Durante a cicatrização também podem ocorrer um desencaixe, deixando o implante mais solto. Isso porque o pilar de cicatrização pode não ficar totalmente encaixado no implante e se soltar.

O implante, propriamente dito, e a prótese, que é inserida no implante possuem diferentes níveis de durabilidade. Por exemplo, a durabilidade de uma peça de titânio que constitui o implantetem possibilidade de durar mais de 20 anos, na maioria dos casos. Porém, há relatos de implantes que já ultrapassaram os 30 anos.

Caso seja algo relacionado com a saúde da sua região bucal, será preciso tratar esse problema para recolocar a prótese, uma vez que ele pode causar uma piora no quadro. Só então o dentista poderá avaliar a possibilidade de recolocar a prótese, caso ela tenha que ser tirada, ou optar por um novo modelo.

Recuperação de implante dentário
Com os implantes modernos, a recuperação está cada vez mais rápida, de tal sorte que a cicatrização de um implante dentário pode ocorrer entre 3 semanas até 6 meses. Em casos que necessite de enxerto ósseo, a recuperação se pode se dar entre 4 a 8 meses.

Esta cirurgia de reabertura tem o objetivo de expor o topo do implante dentário, caso a gengiva tenha recoberto o implante, para permitir a realização da coroa ou prótese definitiva.

Na região do fundo da boca na arcada de baixo existe um nervo, chamado que pode estar muito superficial, especialmente se o paciente está sem os dentes por muitos anos. Em pacientes com doença periodontal avançada a perda de osso pode também colocar em risco o nervo devido a sua proximidade.

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

  1. Dor intensa após a cirurgia.
  2. Mobilidade no implante.
  3. Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  4. Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

“Pode sim. Com o tratamento adequado, é possível estabilizar o quadro de mobilidade. Ele é feito por meio de acompanhamento radiográfico e a conduta do cirurgião dentista é bem importante, mas depende do tipo e causa do trauma. Em geral, a estabilização leva cerca de duas semanas e é acompanhada a cada três meses.

Etapa 5: fixação da prótese
Esta é a última etapa do tratamento de implante dentário. Depois que a gengiva estiver cicatrizada e o dente artificial for moldado , o paciente retorna ao consultório para retirar o cicatrizador e fixar a prótese. Então, o seu sorriso estará completo e reabilitado.

Quando o processo de implante é finalizado, a sensação é a de que o dente implantado é igual ao natural, ou seja, não se movimenta durante o processo de mastigação ou durante a fala, como acontece com as próteses móveis. Por isso, proporciona maior conforto às pessoas.

Há perda de harmonia e de naturalidade, já que o elemento metálico passa a ser visto. Além do mais, o afinamento gengival leva a um escurecimento da região. Isso porque o pino de titânio faz uma espécie de “sombra” sob a pele, o que dá a sensação de região escurecida e pouco agradável, esteticamente falando.

Quando isso não ocorre, o Cirurgião-Dentista pode fazer uso do direito de regresso, responsabilizando a empresa pela falha na ancoragem do implante dentário.

Isto pode acontecer quando a cirurgia foi mal realizada, se não acontece a osseointegração, quando há quebra do material, má cicatrização dos tecidos por causa de inflamações, infecções e outros fatores.

A empresa apenas fornece os componentes para a reabilitação, e os itens têm garantia de 5 anos. A garantia da prótese é um acordo entre dentista e paciente.

Fratura ou quebra do implante; – Falha na osseointegração do implante; – Doenças sistêmicas não controladas, como por exemplo o Diabetes. Para minimizar esses riscos, é importante procurar ajuda de um profissional especializado em implante, para que um diagnóstico e planejamento seja realizado.

Sentir dor após o enxerto ósseo dentário é comum, afinal, é um procedimento cirúrgico. A região fica dolorida, geralmente, por cerca de 10 dias, a depender da adaptação do organismo de cada paciente.

Como descobrir se algo deu errado com o implante?

  1. Dor intensa. Sentir dor não é comum durante ou após um implante dentário. ...
  2. Formigamento e perda de sensibilidade. Formigamentos estão muito associados a lesões nervosas. ...
  3. Mobilidade. Os implantes devem estar devidamente fixos na boca do paciente. ...
  4. Secreções. ...
  5. Peri-implantite.

O corpo pode rejeitar o material? É importante que o paciente observe se há dores constantes no local. E se o implante estiver com relevo sob a pele, o paciente deve procurar um médico para avaliar se o corpo está rejeitando. Assim, o médico fará uma avaliação e identificará se há rejeição.

Com relação ao tratamento, no caso do dente mole, o primeiro esforço é no sentido de estabilizar o dente, o que pode ser feito com o uso de uma contenção flexível. O tratamento leva, em média, duas semanas, tempo necessário para os ligamentos de curarem.

Quais são os sinais de alerta da perda de dentes?

  • sensibilidade excessiva;
  • sangramentos na gengiva;
  • mau hálito recorrente;
  • retração das gengivas;
  • mobilidade do dente;
  • dor durante a escovação.

Na infância, estar com um ou mais dentes moles é sinal que a criança está trocando a dentição, um processo natural de substituição dos dentes de leite pelos permanentes. Mas e quando a mobilidade do dente ocorre na vida adulta? Aí a história é outra e pode ser um sinal de alerta que algo está errado com a saúde bucal.