É normal o cão se coçar?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Coçar é natural para os cães, e pets saudáveis costumam se coçar algumas vezes ao dia, principalmente atrás da orelha. Nesses casos, não há o que se preocupar. Porém, se o cachorro está se coçando muito, com uma frequência exagerada, vale a pena procurar entender a causa para que se possa fazer o tratamento correto.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Uma das mais comuns é a atopia, que ocorre quando o pet tem contato com algum alérgeno. Eles são os ácaros, os bolores ou pólens. Neste caso começa pelo sistema respiratório podendo levar a reações dermatológicas.

Apoquel

O Apoquel é um remédio para alergia de cachorro, controle de coceira inflamações na pele de cães. Afinal, nem toda coceirinha é algo normal e pode esconder problemas de saúde.

Os sintomas mais frequentes entre os cães que desenvolvem alergia alimentar são vômitos, diarreias, perda de peso, sinais neurológicos e alergias na pele, como vermelhidão (eritema), coceira (prurido) e áreas sem pelos (alopecia).

Dermatite em cachorro: sintomas

  1. Coceira constante;
  2. Vermelhidão na pele;
  3. Queda de pelo em cachorro;
  4. Pele seca ou com descamação;
  5. Feridas com ou sem pus;
  6. Em casos mais graves, é possível notar até a presença do cachorro com febre.

O que é um anti-histamínico natural?

  • Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as tuas defesas de forma natural. ...
  • Chá verde. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Vitamina C. ...
  • Chá de rooibos.

Porém, se o cachorro está se coçando muito, com uma frequência exagerada, vale a pena procurar entender a causa para que se possa fazer o tratamento correto. Além de ser muito incômoda para o cachorrinho, a coceira pode indicar a presença de parasitas ou doenças de pele, o que precisa ser medicado.

Entre os antialérgicos mais comuns receitados pelos médicos veterinários, estão o apoquel e o alergovet. Além disso, existem shampoos que possuem compostos que acalmam a irritação da pele e acabam diminuindo a inflamação no corpo do animal.

Cachorro coçando orelhas pode ser pulgas
As pulgas são outro dos parasitas mais comuns em cães e geralmente se espalham por todo o corpo. Portanto, se você perceber que seu cão coça muito as orelhas, mas também coça outras partes do corpo, é provável que ele tenha pulgas.

Vale lembrar que a dose de antialérgico para cachorro vai depender principalmente da avaliação feita pelo veterinário, que vai verificar a gravidade da situação. Também é importante destacar que não se pode oferecer nenhum tipo de antialérgico humano para cachorro.

Como tratar a alergia em cachorro?

  • Utilizar somente produtos hipoalergênicos na limpeza da casa e na higiene do próprio cão;
  • Evitar a ingestão de outros alimentos além da ração;
  • Dar preferência às rações especiais de acordo com a raça ou porte do cachorro.

Dentre os alimentos mais comumente associados a alergias alimentares em cães, estão: carne bovina, frango, ovo, cordeiro, peixe, laticínios, milho, trigo e soja. “Já os que provocam mais alergia em gatos, são: carne bovina, cordeiro, frutos do mar, milho, soja, produtos lácteos e glúten de trigo”, enumera.

Alguns pets têm dificuldade de se adaptar a determinadas rações, mesmo que estas sejam de qualidade. Quando isso acontece, o cachorro pode apresentar sintomas de indigestão, como vômitos, gases, dores abdominais e diarreias.

Óleo de alecrim
O alecrim é um excelente tônico natural para a pele, possui propriedades anti-inflamatórias, antisépticas e dermoprotetoras, por isso se popularizou como um dos remédios caseiros mais eficazes para tratar a dermatite em cachorros e em humanos.

Se você acha que seu cão pode ter sarna, verifique se ele apresenta os seguintes sintomas:

  1. Coceira intensa e persistente.
  2. Perda de pelos.
  3. Pele vermelha e irritada.
  4. Crostas e feridas na pele.