É normal o brinco coçar?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 15 votos

No caso dos brincos, a coceira no lóbulo da orelha pode ser alergia ao níquel, um metal muito comum nos acessórios. Para ajudar a descobrir se o problema é mesmo a bijouteria, você pode tirá-la da orelha por algumas semanas e, caso a coceira passe, significa que a causa da coceira era, de fato, o brinco.

Para prevenir que qualquer peça de roupa ou acessório que tenha partes pequenas em pedraria se solte, a dica é passar esmalte de unhas incolor ou base sobre as pedrinhas para evitar que elas se soltem. Você só precisa passar uma camada generosa do verniz e esperar secar bem antes de usar.

Existem sim materiais seguros e hipoalergênicos disponíveis para a fabricação de joias belíssimas e que são ótimas alternativas. Você já deve conhecer os mais populares que são ouro, prata e platina, que por serem materiais nobres, têm um valor um pouco maior e não causam alergias.

A dermatite de contato pode ser causada por um fator irritante ou alérgico, como os metais de brincos e piercings, e provocam sinais mais localizados que a dermatite atópica, principalmente de vermelhidão, com coceira intensa no início e pode deixar a pele grossa ao longo do tempo.

Em alguns casos os piercings podem provocar reação alérgica ou dermatite de contato devido ao material utilizado. Casos assim devem ser acompanhados de perto por um dermatologista e nunca auto medicados apenas com pomadas cicatrizantes, muitas vezes indicadas pelos próprios profissionais que fazem a perfuração.

Quando você for procurar por um tipo de acessório para usar nas orelhas, opte por joias em ouro, prata, aço cirúrgico. Ou, no mínimo, sem joias folheadas a ouro, prata ou ródio.

Brinco antialérgico para bebê é o mais indicado para o primeiro furo, assim como são os da Virtual Joias. Nossas joias de ouro 18K são hipoalergênicas, pois não contém níquel, evitando qualquer alergia ou infecção, ainda mais em bebês que têm a pele mais sensível.

Os brincos da SOS Alergia não contém níquel em sua formulação, permitindo que os alérgicos que sofrem com coceira, vermelhidão, descamação, prurido e inflamações nas orelhas possam se sentir bonitos e completos.

Salame, presunto, bacon, mortadela, peito de peru, entre outros alimentos embutidos são alimentos com alto teor de gorduras e, consequentemente, aumentam as inflamações no organismo, desviando os agentes imunológicos e retardando a cicatrização das áreas tatuadas ou que foram colocadas piercings.

Evite mergulhar na piscina ou no mar
Se você fez o furo recentemente também é importante evitar mergulhar. Seja no mar ou na água da piscina. Isso porque, o contato da região em processo de cicatrização com certas substâncias pode causar inflamações, reações alérgicas e outros efeitos colaterais.

Cuidados a ter após o furo

  1. Não toque no piercing ou no brinco. ...
  2. Nas suas atividades do dia-a-dia, não se esqueça que tem um piercing recente. ...
  3. Tenha cuidado ao dormir. ...
  4. Não use peróxido de hidrogénio nem álcool nos piercings. ...
  5. Não use antibióticos em pomada, gel ou creme nos piercings.

O produto é confeccionado em aço cirúrgico inoxidável e esterelizado, podendo ser utilizado na primeira perfuração de forma segura.

Se o objeto tiver níquel o aplicador fica rosa. Desta maneira o paciente pode identificar nos seus objetos o que deve evitar. Pessoas muito alérgicas precisam de apenas alguns minutos de contato para desencadear a alergia.

Brincos, pulseiras e colares por último. Quando for se arrumar para sair, aplique spray de cabelo, hidratante, maquiagem ou perfume antes de colocar suas bijuterias para evitar que esses produtos também grudem na suas peças, aumentando a chance de elas manchem ou estragarem.

No período de cicatrização, que ocorre nos primeiros meses, é importante girar o brinco de duas as três vezes no dia para que a peça não crie aderência no interior do furo. Esse processo é importante para que a pele tenha uma cicatrização mais rápida, uniforme e menos dolorida.

Um dos clássicos sinais de que o piercing está cicatrizando quando a pele ao redor da perfuração está inteiramente sem marcas ou texturas. Esse sinal demonstra que a perfuração foi bem sucedida e que a pele se recuperou em sua totalidade.

Remover o piercing antes da hora pode fazer com que o furo feche. Fique com o piercing no local até que a cicatrização esteja concluída. 24) Após a cicatrização, dê um descanso à orelha. remova o piercing de vez em quando, principalmente ao dormir.

Cuidados após colocar o brinco:
Após realizar o furo, deve-se aguardar pelo menos 6 semanas antes de tirar e trocar de brinco, para que o local fique bem cicatrizado.

Limpe o furo com soro fisiológico e sabonete, mexa no brinco constantemente para não grudar a pele e opte por brinco de ouro no começo. Agora, se o brinco causou coceira ou criou casquinha, pode ser uma alergia. Retire o brinco e procure um especialista para saber como tratar.