É normal o botijão de gás ficar quente?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

"É normal vazar um pouco de gás ou o botijão ficar quente?" Vale destacar aqui que todo botijão tem certa capacidade de vaporização. Mas pode acontecer de haver mais calor no botijão do quanto o consumo ultrapassa esse valor.

Os botijões devem ser guardados em locais limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor; 3.

Se o calor que surge não puder ser liberado rápido o suficiente, há uma expansão repentina de volume dos gases concorrentes e uma liberação de uma grande energia de calor, acompanhada por uma onda de pressão: a explosão.

A maneira mais comum de detectar um grande vazamento é pelo cheiro do gás, que pode ser tóxico quando armazenado em locais sem saída de ar.

Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura. Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.

Identifique o vazamento de gás
O cheiro já ajuda muito a identificar de onde vem o problema — da própria casa, da casa do vizinho etc. Porém, para ter mais certeza, é interessante passar uma esponja embebida de água e detergente na base do registro. Caso surjam bolhas de sabão, você encontrou o vazamento.

Muita gente tem esse hábito, mas ele é apenas um mito. Mesmo um botijão cheio de água continuaria com defeito, pois o problema não é a temperatura do equipamento.

O odorizador normalmente adiciona um cheiro de ovo podre ou sulfuroso ao gás natural, tornando-o fácil de ser percebido em caso de vazamento. Se você estiver sentindo um cheiro forte de gás em sua casa ou prédio, é importante que você tome medidas imediatas em prol de sua segurança.

O ideal é a instalação fora da cozinha, em local coberto e arejado. Instalar o botijão longe de ralos, grelhas ou canaletas de escoamento de água. O gás GLP pesa mais que o ar, assim, em caso de vazamento, o gás pode se infiltrar em seu interior, acumulando-se e explodir.

Onde Armazenar os Botijões de Gás
Não deverão ficar em compartimentos fechados como armários, gabinetes, vãos de escada, porões, entre outros; Deverão ficar distantes do fogo (no mínimo 80cm);

Alguns botijões já vêm com defeito de fábrica. Muitas vezes, a rosca de vedação não funciona adequadamente, o que pode ocasionar um vazamento. O problema também pode estar em seu registro. Por isso é importante observar sempre a vida útil dessa peça e fazer as substituições assim que necessárias.

Vejamos o exemplo de uma explosão nuclear: A explosão de uma arma nuclear de 1 megaton (Mt) pode produzir temperaturas de cerca de 100 milhões de graus centígrados em seu centro, aproximadamente quatro a cinco vezes o que acontece ao centro do Sol!

Este golpe danifica seus órgãos, especialmente os órgãos cheios de ar – como os pulmões, ouvidos e estômago – assim como as articulações e ligamentos, onde os tecidos de densidades diferentes se encontram. Isto muitas vezes leva a hemorragia, e pode mesmo resultar em ruptura de órgãos.

Podem ocorrer devido a instalações malfeitas, fiação antiga ou sobrecarga. Além disso, equipamentos superaquecidos são perigosos, inclusive panelas, já que acontece o aumento de temperatura até que ela atinja o nível de ignição.

Botijão de gás: quais são os riscos? Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, em condições normais, o botijão de gás é um item seguro. Os riscos oferecidos por esse produto, em termos gerais, estão ligados à falta de certificação e de controle de qualidade, à má utilização e ao armazenamento incorreto.

O uso de gás GLP é seguro e econômico quando utilizado corretamente. Por isso, deixar a válvula do gás pela metade é perigoso. Para garantir a sua segurança utilizando seu botijão de gás, é importante ter um regulador dentro do prazo de validade e fazer o seu uso totalmente aberto.

O gás com enxofre está dentro do botijão, se tem um vazamento e o consumidor colocar o sabão em barra sobre o vazamento, o gás com enxofre passa pelo sabão e a soda cáustica do sabão reage com o enxofre, o que causa a queima do enxofre, e o cheiro do gás acaba.

Onde colocar o gás de cozinha? Sempre que possível, o gás de cozinha deve ser instalado do lado de fora do imóvel. A ligação entre a mangueira e o fogão pode ser feita por meio de um pequeno furo na parede, por exemplo. Desse modo, caso haja vazamento de gás, ele não se acumulará.