É normal o bebê gemer?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Sim, é normal! Porém, existem algumas atitudes que os pais podem tomar que irão agravar ou diminuir os gemidos do bebê durante o sono. Geralmente, os bebês gemem enquanto dormem porque estão com o nariz entupido, com gases, ou até mesmo estão lamentando a falta da cama dos pais.

Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia. Esses sons ocorrem com a expiração, mas também estão associados a outras alterações no padrão respiratório.

14/12/2021. Legenda: É super normal! As crianças possuem uma concentração maior de sono leve (REM), que possui como manifestações comuns: choramingar, resmungar, se mexer muito.

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

Veja alguns sinais de quando o bebê está com gases:

  1. Barriga mais durinha e globosa;
  2. Mãozinhas fechadas;
  3. Rosto avermelhado;
  4. Choro mais de força, do que de dor ou fome;
  5. O bebê pode ficar fazendo força, como se quisesse soltar puns ou evacuar para se livrar dos gases.

Quando o Sono do Bebê Fica Mais Pesado? Em geral, a partir dos três meses o bebê começará a ter um sono mais pesado, porque vai se acostumando à rotina e se desenvolvendo mais. Mas, atenção: sono pesado não é sinônimo de sono ininterrupto por muitas horas.

O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar. Muitas vezes o bebê se joga para trás e não aceita a alimentação.

Febre recorrente, queda do estado geral, gemência são indicativos de processo infeccioso, devendo ser consultado com urgência para diagnostico e tratamento.

Assim como as causas, ainda existe pouca documentação sobre o tratamento. Alguns estudos, porém, indicam que ela pode ser tratada com o uso de máquinas CPAP, as mesmas utilizadas por pessoas que sofrem de apneia.

Mexer os olhos enquanto dormimos é algo muito comum. Chamado de sono REM, sigla em inglês para movimentos oculares rápidos, essa fase é responsável pelo bom descanso, desenvolvimento cognitivo e preparação para o dia seguinte.

Assim que se passam 3 meses, os bebês começam a perceber que sua existência é individual e é onde eles ficam mais inquietos. Por isso ocorre a crise dos 3 meses. Assim que a criança completa exatamente três meses de vida, ela começa a passar por essa fase, que dura cerca de 15 dias.

É sinal de ansiedade? — Os recém-nascidos começam a desenvolver os movimentos progressivamente. Aos 5 meses, eles passam a “treinar” os movimentos das perninhas para estimular os músculos, tendões e o sistema nervoso. Isso contribui também para que aprimorem a coordenação motora.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.

As cólicas surgem entre a 2ª e a 3ª semanas e duram até cerca das 12 semanas de vida, tendo o seu pico de incidência pela 6ª semana. Cerca de um terço dos bebês vai apresentar esses sintomas.

Como saber se o bebê está com cólicas?

  1. Encolher e esticar as pernas repetidamente;
  2. Costas arqueadas;
  3. Pernas e braços se movimentando muito, acompanhado de movimentos nas mãozinhas;
  4. Rosto vermelho enquanto chora;
  5. Parece estar com dor;
  6. Barriga inchada ou com gases.

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

Massagear a barriga do bebê
Inicialmente, deite seu bebê com a barriguinha para cima. Aqueça suas mãos e comece a massagear levemente a barriga do bebê em movimentos circulares em torno do umbigo. Além disso, é aconselhável flexionar com cuidado os joelhos do neném e levá-los contra a barriguinha dele.

Se o bebê faz barulho ao mamar, isso indica que ele está engolindo ar, que pode fazer com que ele regurgite e tenha cólicas. O barulho pode indicar também que o bebê está sugando a própria língua, outras vezes indica que o lábio inferior está atrapalhando.