É normal o bebê ficar Gorfando toda hora?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

A regurgitação, popularmente conhecida como “golfada”, é muito frequente em bebês recém-nascidos, podendo ocorrer mais de uma vez por dia, especialmente após mamarem. Por isso, sempre mantenha o “paninho de boca” por perto! Além disso, é preciso entender que a volta do leite é algo comum nos bebês.

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

A golfada ocorre na maioria dos recém-nascidos. Uma pequena quantidade de leite é regurgitada do estômago para a boca sem nenhum efeito negativo. Bebês que golfam com uma frequência moderada ganharão peso normalmente e essa fase passará conforme eles crescem.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Quando devo me preocupar com o golfo do bebê
Depois que o bebê estiver ingerindo alimentos pastosos, é mais difícil que o bebê golfe. Normalmente isso acontece a partir dos oito meses de vida. Portanto, a partir dessa fase, já não é mais comum o golfo do bebê.

As golfadas são comuns para a grande maioria dos bebês nos primeiros meses de vida, e mesmo assim eles continuam crescendo e ganhando peso. O bebê elimina leite sem nenhum sofrimento e por isso mesmo é chamado de “regurgitador feliz”. Não é necessário alterar a rotina do bebê, nem dar de mamar novamente.

Para ter certeza que o leite está sendo oferecido ao bebê de forma que ele fique satisfeito, é importante que a amamentação até os 6 meses seja feita em livre demanda, sem restrições de horário ou tempo de mamada, mas que seja no mínimo de 8 a 12 vezes em um período de um dia.

Com a imaturidade, o esfíncter relaxa e não faz seu trabalho. Por isso, o retorno de um pouco de leite após a mamada, quando o bebê arrota, ou mesmo um tempo depois em forma de “queijinho” é normal. Trata-se de um tipo de refluxo fisiológico, ou apenas regurgitação, que acontece em algumas ou todas as mamadas.

Nas situações em que o bebê vomita, de modo geral, não devemos insistir na mamada. Mantenha a amamentação em livre demanda.

Na prática, na regurgitação o conteúdo alimentar apenas “volta” e sai pela boca da criança sem que ela perceba. Já nos vômitos a criança costuma apresentar náuseas, tosse, faz esforço e então elimina os conteúdos de forma forçada pela boca.

Comeu demais
Mas, em certos casos, o bebê tenta mamar mais do que o seu estômago pode suportar e, como resultado, seu corpo resolve expelir o excesso de leite. É por isso que o bebê vomita logo após amamentar. Assim, é importante que o próprio adulto consiga ter uma noção do quanto de líquido a criança aguenta.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir.

O bebê vai sentir fome com menos frequência pois sua barriga vai “estar cheia”.

Porém, se acalmem e prestem atenção nas próximas dicas! A melhor posição para o bebê que tem refluxo dormir continua sendo a de barriga para cima.

Prevenindo o refluxo
Mantenha-o em pé, após a amamentação, sem balançar ou dar tapinhas nas costas dele, para que ele possa arrotar. Deixe a cabeceira do berço inclinada ou utilize travesseiros específicos que mantenham a cabeça e o tórax do bebê elevados. Não utilize roupas e fraldas apertadas.

Tratamento do refluxo em lactentes

  1. Modificação da alimentação.
  2. Posicionamento.
  3. Algumas vezes, terapia supressora de ácidos.
  4. Raramente, cirurgia.

Esta é a recomendação da SBP, que apoia campanha da Pastoral da Criança.

No entanto, existe um grande risco de morte súbita quando os bebês estão nessa posição. Esta é a razão pela qual é fortemente desencorajada. Você pode deitar seu bebê de bruços por meia hora depois da mamadeira ou da amamentação, mas você deve estar alerta o tempo todo.

Então, caso você já tenha se perguntado por que não pode dar de mamar deitada, a resposta é: não existe nenhum porquê. Você pode amamentar deitada, sim! Aliás, amamentar deitada é tudo de bom.

Fator comum, o soluço em bebês nada mais é do que uma contração involuntária do diafragma dos pequenos. Especificamente no caso dos recém-nascidos, esse músculo ainda é bastante imaturo e incoordenado. Por isso, o soluço é mais intenso durante os primeiros meses de vida da criança.