É normal o bebê dormir com a boca aberta?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Não é normal que a criança durma com a boca aberta ou ronque. Eventualmente em uma situação de muito cansaço ou resfriado em que esteja com as narinas obstruídas, pode ocorrer, mas o que deve predominar na rotina é a boca fechada e a respiração pelo nariz – não somente quando dorme, mas em todo o momento.

Consequências Adormecer com a boca aberta causa secura e irritação na boca e, principalmente, na garganta. Esse hábito também estimula a proliferação de bactérias e, consequentemente, causam mau hálito. Para se ter uma ideia, cerca de 63% das pessoas que respiram eminentemente pela boca sofrem com halitose.

Eleve a cabeça durante o sono.
Antes de dormir, coloque um travesseiro extra embaixo da cabeça. Elevar a altura da cabeça durante o sono pode impedir sua boca de abrir.

A única preocupação mais grave é se o bebê ficar mais de 20 segundos sem respirar (apneia) e apresentar uma cor azulada na pele. Nesse caso, é necessário procurar um serviço médico imediatamente.

Primeiro, batimento de asa de nariz.
Quando ele mexe as partes laterais do nariz para respirar, isso significa que ele está com alguma dificuldade. Então observem bem as laterais do nariz. Se começar a abrir cada vez que o bebê respira, isso é um indicativo de que o bebê está com dificuldades na respiração.

O bebê até aproximadamente 6 meses não sabe respirar pela boca. O ato de respirar pela boca é aprendido quando há algum impedimento de passagem aérea nasal.

Isto significa que até aos 6 meses, aproximadamente, os bebés não conseguem respirar pela boca e são forçados a respirar pelo nariz, sendo portanto necessário evitar situações que causem a obstrução deste órgão.

Uma das primeiras habilidades do recém-nascido é o reflexo de busca: quando a área da bochecha próxima à boca ou os lábios são tocados com o bico do peito da mamãe, involuntariamente o bebê abre a boca para ser amamentado.

Conclusão: no primeiro mês de vida, a posição da língua dos bebês sem alteração do frênulo lingual tendeu a permanecer elevada no repouso, contrapondose ao que a literatura afirma. Já, nos bebês com alteração do frênulo lingual, a língua tendeu a se manter baixa na cavidade oral durante o repouso.

O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar. Muitas vezes o bebê se joga para trás e não aceita a alimentação.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

A posição correta para levar o nariz da criança com soro é com ela sentada ! Nunca deve ser realizado com ela deitada devido ao risco inerente ao ouvido !

Identificação de espasmos do sono em recém-nascidos
Não confundir com convulsões, elas são benignas e não representam um risco para a saúde dos bebés. São fáceis de identificar: são movimentos involuntários de curta duração (entre 15 e 20 segundos) que ocorrem esporadicamente, geralmente durante o sono.

Nariz

  1. Não utilize cotonetes (mesmo as indicadas para bebés) para limpar o nariz.
  2. A obstrução do nariz é uma das causas para a recusa do bebé em alimentar-se. ...
  3. Para desobstruir o nariz, use soro fisiológico e/ou o aspirador de secreções (o ideal é o de tipo assobio) depois de colocar o soro fisiológico.

A freqüência respiratória considerada normal para crianças varia conforme a idade: até 2 meses: até 60 movimentos respiratórios por minuto (mrm) 2-11 meses: até 50 mrm. de 1-4 anos: até 40 mrm.

à muito comum que os bebés produzam muitos sons diferentes. Não podem assoar o nariz como nós, e por isso, muitas vezes a drenagem normal e quase constante das mucosidades do nariz e da garganta faz com que os bebés pigarreiem, tussam, solucem e, por vezes, pareça que se engasgam.