É normal o ar desarmar?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

O problema que faz seu ar-condicionado desarmar pode estar no disjuntor. É comum isso acontecer quando há um pico de energia. Isso costuma ser mais frequente em imóveis antigos, onde a rede elétrica é mais velha e o risco de a fiação entrar em curto é maior. Se isso aconteceu, ligue o aparelho novamente.

O objetivo da condensadora é desligar o aparelho caso ele esquente demais, dispensando o calor interno. Quando instalado em locais de pouca ventilação, o equipamento pode ter a capacidade de refrigeração comprometida, levando ao superaquecimento e ao desligamento automático.

Odor desagradável: Se houver um cheiro forte e desagradável em sua casa, pode ser um sinal de que há poluentes no ar. Alergias e problemas respiratórios: Se você ou outras pessoas em sua casa têm alergias ou problemas respiratórios, pode ser um sinal de que a qualidade do ar interior não está boa.

O superaquecimento pode desarmar o compressor
Um dos principais pontos de atenção caso o seu compressor esteja desarmando, é a temperatura do local onde ele está instalado. Para garantir o melhor funcionamento possível, no entanto, é necessário que o ambiente seja corretamente arejado.

Vazamento do gás refrigerante
Essa é a maior característica do ar condicionado que não gela, só ventila. O gás refrigerante é o responsável por absorver o calor do ambiente para refrescar o ar. Por isso, quando há algum vazamento de gás no aparelho, você vai perceber que ele liga, porém não refrigera.

Como resetar o controle do meu ar-condicionado?

  1. Remova as pilhas do controle remoto;
  2. Pressione o botão ligar/desligar;
  3. Com o botão pressionado, coloque as pilhas novamente;
  4. Quando o controle ligar, deixe de pressionar o botão ligar/desligar;
  5. Pronto, você reiniciou o controle remoto do seu ar-condicionado.

Além do uso excessivo do ar condicionado, outros fatores também podem contribuir para o congelamento do evaporador. Alguns exemplos incluem: Vazamento de gás: Se houver vazamento de gás no sistema de refrigeração do ar condicionado, a pressão no evaporador pode ficar muito baixa, o que pode levar à formação de gelo.

Pode estar indicando que as saídas de ar estão bloqueadas e é necessário efetuar a limpeza do filtro. Verifique se não há acúmulo de poeira ou sujeira no filtro.

A parte externa do seu ar-condicionado pode ser a causa do problema. Se o seu condensador for instalado em um lugar com pouca ventilação, ele pode superaquecer, o que compromete sua função, consequentemente, desligando o equipamento.

Instalação correta: um dos principais motivos de barulho no ar-condicionado é a instalação incorreta, que pode causar vibrações ou desalinhamentos. Certifique-se de que o aparelho esteja instalado corretamente e em uma superfície nivelada e estável.

A função cool é indicada para deixar o ar condicionado mais gelado. Ao acionar este botão no controle remoto, o aparelho atinge os 16º. Para configurar o controle remoto, aperte a tecla “mode” e selecione “cool”. Em alguns controles, o “cool” pode ser representado pelo ícone de um floco de neve.

Esse problema é causado pela queima do motor ventilador, queima o enfraquecimento do capacitor de partida e se o equipamento é com tecnologia inverter o problema pode está na placa eletrônica. Nesse caso recomendo que acione um técnico preparado para resolver e colocar o seu ar-condicionado para funcionar novamente.

Principalmente se não houver a manutenção preventiva da limpeza dos filtros, pois filtros sujos dificultam a passagem do ar. Isso amplia a pressão e a temperatura de trabalho do sistema como. Estes ruídos são identificados como uma sequência de estalos.

Falha no controle remoto é um dos motivos mais comuns para o ar-condicionado não ligar. As pilhas podem estar fracas ou o item pode ter estragado. Para ter certeza de qual é o problema, tente trocar as pilhas. Caso o aparelho permaneça desligado, procure dar início diretamente no painel.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a incompatibilidade entre a rede elétrica e a tensão do equipamento é a principal causa de princípio de incêndio neste item. Sendo assim, se a fiação não é adequada para a tensão mais forte do ar-condicionado, o fio acaba esquentando demais e derretendo, entrando em curto-circuito.

Deixe a unidade externa (condensadora) desligada. Com o manifold colocado na válvula de serviço, veja se a pressão ficará entre 250 e 300 PSI – o valor será alto, pois a unidade está desligada. Se ficar no padrão dosa valores acima, é sinal de que tem gás no ar-condicionado.

Ou seja, seu tempo de duração é indeterminado, então você não precisa se preocupar com o fim do estoque. Teoricamente, a quantidade de gás que vem com o ar-condicionado deve ser suficiente para atender à demanda de refrigeração durante toda a vida útil do aparelho.

Se o seu ar condicionado não estiver resfriando adequadamente, um vazamento de refrigerante é uma das primeiras coisas a serem verificadas. Você pode identificar um vazamento de gás refrigerante observando as serpentinas do evaporador e do condensador. Embora devam estar frias ao toque, não devem estar congelando.

Resetar o ar-condicionado, assim como outros equipamentos eletrônicos, é voltar às configurações iniciais dele, ou seja, a placa eletrônica apaga qualquer configuração criada pelo usuário. Se houver uma tecla de reset no controle, é só clicar e pronto.

Alguns modelos de ar-condicionado tornam o processo de reset mais simples por já terem um botão específico para isso em seu controle remoto. Contudo, ele é diferente dos outros botões comuns: trata-se de um pequeno furo, que pode estar localizado na parte dianteira ou traseira.