É normal não sentir dor depois do treino?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 3 votos

Sentir ou não dor depois do treino não significa mais ou menos resultados. Apenas o nível de intensidade e volume empregado naquele dia de treinamento”, diz a educadora física Amanda Galindo, do SmartFit Coach. O que dá resultado é a consistência e o plano de treinamento como um todo, não o dia isolado de treino.

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

"A dor muscular faz parte do processo de hipertrofia, que nada mais é do que o rompimento das fibras musculares. Quando você sente essa dor é porque rompeu muitas fibras. Esse desconforto pode surgir já nas primeiras 24h horas após a prática do exercício e durar até 72h, dentro do que é comum.

Às vezes, pode não sentir nenhum tipo de dor ou desconforto até um ou dois dias após uma sessão de treinamento de força. Isso é conhecido como dor muscular tardia. Com a DMIT você se sente mais dolorido no segundo ou terceiro dia após realizar uma atividade física intensa.

Quanto tempo demora para tonificar o corpo? O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

Geralmente, leva algum tempo para definir e ganhar massa magra, mesmo se exercitando regularmente e adotando uma dieta equilibrada. A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Durante o descanso proporcionado por uma boa noite de sono, as fibras são irrigadas e, neste momento, os músculos crescem e ficam mais fortes. Além disso, dormir bem estimula a produção e liberação de hormônios em nosso corpo que auxiliam na queima de gordura.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Não, não é preciso deixar os músculos “queimarem”. Essa sensação de “queima” significa apenas que o músculo trabalhado está produzindo acido lático – um estimulador do anabolismo no corpo que, em excesso, vai produzir o mesmo efeito do cortisol, citado no item 1.

Tremores musculares relacionados ao exercício podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. E são o resultado de contrações involuntárias causadas por excesso de estímulos ou novos estímulos ou ainda de espamos resultantes de descargas de adrenalina no corpo.

Após avaliar um grupo de indivíduos obesos ou com sobrepeso, os pesquisadores mostraram que praticar exercícios aeróbicos é melhor para perder peso e gordura em comparação com treinos de resistência ou treinos que combinem os dois tipos de atividade.

Para aumentar a massa muscular, o condicionamento cardiorrespiratório e evitar o aumento de peso, é importante realizar atividades físicas mais vigorosas, prolongadas e frequentes. Se seu intuito é combater o sedentarismo e aumentar a expectativa de vida, qualquer atividade serve.

8 exercícios para hipertrofia para praticar!

  1. Agachamento com peso. O agachamento é um dos exercícios mais eficientes para as pessoas que buscam por definição e ganho de massa muscular. ...
  2. Avanço com peso. ...
  3. Levantamento terra. ...
  4. Levantamento de quadril. ...
  5. Flexão tradicional. ...
  6. Tríceps com banco. ...
  7. Barra fixa. ...
  8. Supino reto.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

As recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que, para manter a saúde, um adulto deve praticar 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercício vigoroso por semana. Mas estes são apenas parâmetros. O objetivo é fazer com que as pessoas se movimentem mais a cada dia.

Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses. É importante lembrar que cada organismo é único e os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.

É possível engordar depois de começar a fazer academia? A resposta é sim, mas isso não significa que é um acontecimento ruim, mesmo que a intenção ao entrar na academia fosse a de perder peso. Realmente acontece de pessoas que começam a se exercitar com afinco verificarem um aumento de peso.

Se você está começando a treinar agora, o ideal é escolher pesos de academia que pesam entre 2kg e 5kg, pois essa é a quantidade razoável de peso para as pessoas se exercitarem minimamente bem.