É normal não se lembrar do passado?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A amnésia é a falta de capacidade total ou parcial de lembrar-se de experiências recentes ou de um passado distante. Quando a amnésia é causada por um transtorno psicológico em vez de uma doença física, ela é denominada amnésia dissociativa.

Crie o hábito de escrever em um diário para ajudar compreender as suas memórias melhor.

  1. Ler seu diário também pode ajudar a juntar as peças de como as coisas aconteceram.
  2. Escrever muitas vezes ajuda a liberar os pensamentos ou memórias que estavam escondidos no cérebro.

Trata-se de uma categoria de amnésia causada por estresse ou trauma, estando intimamente relacionada a distúrbios psicológicos. Tal condição é classificada como transtorno psíquico dissociativo e pode gerar fortes impactos emocionais em quem sofre com a falta de memória.

O teste de trauma de infância viralizou no TikTok após usuários compartilharem o quão ruim foi essa etapa de suas vidas. Gratuito, o quiz pode ser feito no site BetterMe, uma plataforma de saúde mental que também oferece planos de assinatura de meditação e ioga.

A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. Nesta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hipervigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração.

A intervenção psicoterapêutica através de EMDR (Eye Movement Dessensitization Reprocessing) é das técnicas mais rápidas e eficazes para desbloquear o sistema nervoso, de forma a permitir que o cérebro processe as experiências traumáticas e as armazene de um modo mais adaptativo.

Sintomas do bloqueio emocional

  1. Evitar a todo custo pessoas ou situações que exijam traquejo social;
  2. Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas;
  3. Falta de interesse;
  4. Sentir emoções negativas constantemente;
  5. Constante dificuldade para tomar decisões.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

Alguns estudos da psicologia cognitiva já apontam que a depressão está associada a uma vida que estacionou no passado. Mais precisamente, a constância de pensamentos negativos e de culpas injustificáveis, relacionadas a situações que aconteceram há algum tempo, estão entre os sintomas mais marcantes deste mal.

Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprova que pacientes que sofrem de transtorno do stress pós-traumático apresentam uma redução de 8% a 10% em duas regiões do cérebro - córtex pré-frontal e hipocampo -, o que compromete a capacidade de concentração, raciocínio e memória.

Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.

Essa condição neurológica única significa que Sharrock consegue lembrar de absolutamente tudo que ela fez em qualquer data. Pessoas com essa síndrome podem se lembrar instantaneamente e sem esforço algum de qualquer coisa que fizeram, o que vestiram ou onde estavam em qualquer momento da vida.

Apesar de se manifestar com mais frequência a partir dos 65 anos, também pode surgir mais cedo. Ou seja, é preciso ficar atento, pois muitas vezes é possível identificar os sinais ainda jovem, por volta dos 30 ou 35 anos.

Para algumas pessoas que tiveram uma infância difícil, é difícil se lembrar desse período de suas vidas, por isso costumam dizer que não tiveram uma infância. Elas podem ter algumas lembranças soltas, mas que nada que seja relevante o suficiente para construir uma memória significativa.

Como vencer essa barreira?

  1. Liberte emoções através do movimento. ...
  2. Deixe-se sentir suas emoções. ...
  3. Entenda por que você se sente assim. ...
  4. Escreva seus pensamentos e sentimentos. ...
  5. Procure ajuda profissional.

Infelizmente, todas as pessoas podem sofrer traumas psicológicos, estes traumas podem ser provocados por assaltos, acidentes, perdas, violência sexual, rompimentos de relacionamentos, demissões e outros.

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

Acreditava-se, até algumas décadas atrás, que o desenvolvimento do cérebro era concluído no fim da infância. No entanto, sabe-se hoje, que o processo de desenvolvimento do cérebro humano vai até os 25 anos aproximadamente.

Que as memórias traumáticas que o nosso cérebro é incapaz ou não quer processar, porque foram capazes de alterar-nos em um nível fisiológico e emocional elevado, são isoladas e separadas para que não gerem emoções muito intensas e difíceis de suportar.

A ansiedade, o medo, a insegurança e até transtornos psicológicos são algumas consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, se relacionar, apresentam baixa autoestima e agressividade.