É normal não querer socializar?

Perguntado por: dpacheco . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

O que é a dificuldade em socializar? Não é difícil pensar em pessoas dentro de seu círculo de convívio que não sejam tão abertas às outras. Em geral, são mais calmas e tranquilas, evitam se expor e interagir com desconhecidos. Esse, porém, é um caso normal, sendo apenas um traço de sua personalidade.

"Esse contexto faz parte da socialização, uma ação simples, porém extremamente importante e eficaz no combate de transtornos mentais. Uma pessoa que não socializa tem maiores chances de diminuir o seu bem-estar psíquico. E isso pode contribuir para o adoecimento.

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

5 sinais de Fobia Social

  1. 1 1. Ansiedade extrema.
  2. 2 2. Medo de falar em público.
  3. 3 3. Faz pouco ou nenhum contato visual.
  4. 4 4. Evita andar em ambientes com muitas pessoas.
  5. 5 5. Acha que não consegue fazer nada.

A fobia social é caracterizada pelo pavor em estar com outras pessoas, evitando, assim, interações sociais ao máximo. Os pacientes sofrem com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento, fugindo de todo e qualquer tipo de contato. O distúrbio é conhecido também como Transtorno da Ansiedade Social.

A preguiça social não ocorre apenas ao executar tarefas que requerem esforço físico. Também ocorre em tarefas cognitivas, especialmente quando temos que pensar. Por exemplo, em um “brainstorming” (chuva de ideias). Quanto maior o grupo, maior a redução do número de ideias com que cada pessoa contribui.

A síndrome de Asperger é um transtorno de neurodesenvolvimento que afeta os processos de socialização e comunicação. As pessoas com essa síndrome sentem e percebem o mundo de forma diferente e possuem dificuldades persistentes para se comunicar e interagir socialmente.

1. Falta de maturidade emocional. Conforme especialistas, um dos grandes motivos por trás de pessoas que fogem de relacionamento sério é a tentativa de evitar frustrações e sofrimentos decorrentes das relações amorosas.

Apatia: este sentimento, quando ocorre de forma generalizada e uniforme ao longo do tempo, é geralmente devido a um conjunto de condições vitais e deficiências que levam a pessoa a não querer ver ninguém. Um exemplo é viver em um ambiente cotidiano estressante ou ter um emprego com condições ruins.

No entanto, existem transtornos psicológicos que causam uma grande dificuldade para se abrir e falar com outras pessoas. Por exemplo, aqueles que sofrem de depressão ou ansiedade costumam sofrer neste tipo de situações, já que focam em excesso a atenção ao seu interior e, por isso, não ficam em sintonia com os outros.

Curtiu? Pessoas introvertidas são muitas vezes confundidas com antipáticas ou antissociais. Infelizmente, isso acontece porque, ao contrário dos extrovertidos, os introvertidos sentem a real necessidade de duas coisas: ficar sozinhos por um tempo e desenvolver conversas realmente interessantes.

O que é demofobia? A demofobia, oclofobia ou enoclofobia, é uma fobia de multidões e grande reuniões de pessoas. Como todas as outras fobias, a demofobia é um medo irracional e exagerado. Essa fobia tende a atingir pessoas tímidas e introvertida.

Ter um pouco de receio ou sentir-se ansioso para falar em público, sair com pessoas novas, entrar num novo emprego ou grupo é normal, faz parte do nosso processo social de adaptação e umas pessoas conseguem reagir a essas situações de uma forma mais espontânea que outras, pela personalidade.

O que é? A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!