É normal não querer falar com ninguém?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Muitas pessoas sentem insegurança em relação ao que os outros podem pensar ou falar sobre elas. Na verdade, essa é uma preocupação muito comum e é normal se sentir assim em alguns momentos da vida.

Separamos algumas dicas para você aprender a resolver problemas com diálogo, especialmente se você não é uma pessoa que costuma fazer isso.

  1. Esfrie a cabeça. ...
  2. Não traga problemas do passado. ...
  3. Mude o seu jeito de falar. ...
  4. Não esconda sentimentos. ...
  5. Converse em tempo hábil. ...
  6. Se expresse com tranquilidade. ...
  7. Não se apegue ao problema.

Alexitimia é o nome dado pela Psicologia à dificuldade das pessoas em verbalizar suas emoções e sentimentos e sofrer em silêncio. Trata-se de um distúrbio afetivo apresentado por pessoas cuja personalidade se caracteriza pela incapacidade de reconhecer e falar de forma adequada sobre emoções e sentimentos.

Mas pode ocorrer em decorrência de uma doença mental
A depressão, a fobia e alguns transtornos mentais podem levar ao isolamento e, neste caso, é fundamental ter um diagnóstico eficaz para tratar a raiz do problema.

Algumas dessas causas incluem fatores hereditários, alterações na estrutura cerebral, influência do meio onde vivem, traumas ou experiências negativas, exposição frequente a fatores de risco na infância, temperamento e até mesmo a persistência de novas situações que demandem interação social.

isso é bastante comum né então tem essas possibilidades tem outras né Às vezes tem o. julgamento da mesma vergonha. às vezes é a timidez mesmo às vezes nem ela se considera uma pessoa ruim nem acha as outras pessoas também.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

Falar pouco se torna preocupante quando é um sinal de uma introspecção prolongada, ou seja, o indivíduo se fecha completamente para o mundo e guarda apenas para si tudo o que sente. Esse comportamento é bastante comum entre aqueles que são excessivamente tímidos ou que passaram por alguma experiência traumática.

O isolamento voluntário
Pode ser a fuga em razão da falta de paciência com os outros. Alguém que não quer aborrecer-se, estressar-se ou ainda alguém que, simplesmente não sente vontade de estar com outras pessoas por mera deliberação ou necessidade de estar consigo mesmo.

Pode ser que ela tenha perdido o interesse em você. Se enjoado de você, se cansado de você e agora está procurando novas pessoas e novas experiências. Ela pode ter encontrado algum(ns) amigo(s) novo(s) e agora quer passar seu tempo com eles e conhecê-los mais.

É como um sinal de que as emoções não estão mais positivas. Ademais, o sentimento de vergonha pode ser desencadeado por motivos e pessoas externas, mas pode ser, também, um auto fracasso ao tentar cumprir metas e padrões. A vergonha pode trazer sérias consequências na qualidade de vida de uma pessoa.

Olá, o medo de sair de casa está relacionado com os quadros ansiosos. Busque ajuda de um psicólogo e psiquiatra. O psiquiatra poderá tratar o caso com psicofármaco e a psicoterapia irá te ajudar a lidar com o medo até que você volte a sua rotina normal.

Algumas pessoas tem muita dificuldade em fazer amigos devido à timidez, talvez o medo de ser rejeitado ou pensamentos distorcidos quanto a não ser interessante o suficiente para outras pessoas possam prejudicar a possibilidade de iniciar novos relacionamentos.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

A ansiedade social é um transtorno crônico, que geralmente dura 6 meses ou mais.

8 dicas para superar a fobia social

  1. Aceite o que você pensa para mudar o que você pensa. ...
  2. Mude o que você pensa para mudar o que você faz. ...
  3. Siga a realidade. ...
  4. Abandone o perfeccionismo. ...
  5. Exponha-se gradualmente. ...
  6. Perca o medo de errar. ...
  7. Aprenda a perguntar. ...
  8. Sempre é um bom momento para começar.