É normal não querer conhecer ninguém?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Perguntas diretas, respostas diretas: não é normal não sentir vontade de conhecer pessoas, assim como essa afirmação, além de anormal, não é á tua verdade. A tua verdade está disfarçada pela insegurança, pelo medo de sofrer. Acontece que, assim (sem tentar) você está sofrendo.

Sintomas comportamentais da fobia social:
Receio em passar por constrangimentos. Ansiedade extrema que antecede um evento, compromisso ou encontro. Receio em ser colocado em evidência em alguma situação. Receio de chegar em uma sala já com as pessoas sentadas.

E tem um nome: malaxofobia. Termo usado para explicar o medo irracional de se envolver em jogos amorosos. A pessoa evita carícias, beijos, preliminares, tudo relacionado ao jogo da sedução, do contato íntimo com o outro (e não só amoroso, sexual). Para quem sofre desta fobia é impensável se envolver com alguém.

Porque tem pessoas que não gostam de se socializar? Esse seu medo de socializar, participar de reuniões e outros pode ser da sua própria personalidade, uma possível timidez, por ser uma pessoa mais introspectiva ou receio de errar e do julgamento dos outros.

Como muitos outros problemas relacionados à saúde mental, a fobia social pode ser o resultado de uma complexa interação entre o meio ambiente e os genes. As possíveis causas da fobia social incluem: Fatores ambientais. Traumas e experiências negativas (bullying, rejeição, ridicularização ou humilhação)

Ansiedade social refere-se ao nervosismo ou desconforto em situações sociais, habitualmente devido ao medo que a pessoa tem de poder fazer alguma coisa que possa ser embaraçoso ou ridículo, ou na qual possa causar má impressão, ou que possa ser julgada, criticada ou avaliada negativamente por outras pessoas.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

A ansiedade social é um transtorno crônico, que geralmente dura 6 meses ou mais.

O termo afefobia representa aqueles que sentem uma forte angústia com sintomas de taquicardia, sudorese, sensação de punhalada no peito, náusea e tremores quando tocados.

Autofobia: medo da solidão.

'Autofobia', 'eremofobia' ou 'monofobia' se referem à fobia específica de isolamento, um medo mórbido ou um pavor de estar sozinho ou isolado. Quem sofre deste medo intenso não precisa estar fisicamente sozinho, mas apenas acreditar que está sendo ignorado ou não amado.

A preguiça, falta de vontade de trabalhar, ócio voluntário… às vezes, quando trabalhamos em um grupo, algo estranho acontece: o todo é menor que a soma das partes. Em outras palavras, o que cada pessoa contribui é menor quando se está em um grupo. Isso é conhecido como preguiça social.

Os sintomas da fobia social são avaliados pelo comportamento do indivíduo em determinadas situações. Pessoas com fobia social vão além do desconforto de se expor ou falar com outras pessoas, tendo seu dia a dia afetado, pois sofrem com o nervosismo de conviver socialmente.

O isolamento voluntário
Pode ser a fuga em razão da falta de paciência com os outros. Alguém que não quer aborrecer-se, estressar-se ou ainda alguém que, simplesmente não sente vontade de estar com outras pessoas por mera deliberação ou necessidade de estar consigo mesmo.

A vergonha é um sentimento muito comum e experimentado pela grande maioria das pessoas. Afinal, é normal sentir vergonha em situações embaraçosas, como tropeçar na rua, ou em situações novas, como realizar uma apresentação em público.