É normal não perder peso durante a amamentação?

Perguntado por: lcortes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

O que eu faço? Segundo a especialista, a amamentação é uma forte aliada depois do pós-parto para a volta do peso – emagrecimento – e no gasto calórico. Se a mãe está amamentando e não está emagrecendo, ou até mesmo se está engordando, é porque está se alimentando de forma errada.

Isso costuma acontecer porque a ingestão de calorias é muito maior do que o necessário, levando ao acúmulo de gordura. Para ajudar você a focar no que realmente vai fazer diferença, selecionamos algumas dicas. A seguir, descubra o que fazer para reconquistar o seu corpo depois do parto.

Muitas mães têm a curiosidade se a amamentação pode ajudar a perder peso. Se você tem essa preocupação, você não está sozinha. Amamentar pode queimar entre 500 e 700 calorias extras por dia. Apesar de ser uma quantidade expressiva, isso não significa que apenas amamentar ajudará a retornar ao peso anterior à gravidez.

As mulheres que amamentam podem fazer o uso de chá de plantas como a camomila, erva doce, erva cidreira, melissa, mas nunca como fitoterápicos.

Amamentar nem sempre emagrece
A perda de peso é comum em alguns casos, mas muitas mães também podem engordar; por isso, é um período que exige cuidados com bem-estar e alimentação saudável.

Ao fim do estudo, os médicos descobriram que 75% das pesquisadas perderam peso entre três e 12 meses após o parto.

Com demanda aumentada de água no organismo é possível sentir mais fome e sede e, por isso, a mulher que está amamentando pode ficar mais desidratada que o normal.

A impressão de manter a barriga de gestante mesmo após o parto se dá por uma movimentação e rearranjo de órgãos, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein. Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

Faça massagem: sei que pode parecer difícil encontrar um tempinho pra se cuidar mas fazer drenagem linfática ao menos uma vez por semana vai te ajudar na perda da barriga pós-parto. Atividades físicas: se liberados por seu médico, yoga e exercícios hipopressivos são excelentes na retomada.

Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, indica que o sabor de alimentos consumidos pela mãe durante o período de amamentação passa para o leite materno em questão de minutos.

Pode dar de mamar sempre o que o bebê pedir, mesmo que seja antes, durante ou após a refeição. A alimentação complementar tem esse nome porque complementa o leite materno, e não o substitui. Ela geralmente vai dos 6 meses de vida até por volta dos dois anos de idade (até enquanto o bebê mamar.

Contemple todas as necessidades nutricionais: aumente o consumo de frutas e vegetais da época, produtos integrais, carnes magras e leite/derivados; Consuma peixe, salmão ou sardinha, 2 a 3 vezes por semana para aumentar a ingestão de ômega 3, que é um tipo de gordura transferida para a criança pelo leite materno.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias.

Isso acontece porque as taxas hormonais femininas - alteradas desde o início da gestação até a amamentação - fazem com que o organismo retenha mais líquido do que o habitual, tornando o processo de drenagem mais preguiçoso e demorado.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.