É normal não passar no psicotécnico?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Desse modo, os critérios que costumam resultar em reprovação no exame psicotécnico são ansiedade excessiva, dificuldade de concentração e atenção durante a prova, déficit de memória, problemas motores, entre outros. Ao realizar o exame, há três situações possíveis: apto, temporariamente inapto e inapto.

Pode parecer incomum, mas a probabilidade de alguém reprovar na avaliação psicológica quando vai tirar a carteira de motorista, mais conhecido como exame psicotécnico, é maior do que muita gente imagina. No ano passado, em todo o Paraná, 11% das 282.922 pessoas que fizeram a avaliação psicológica foram reprovadas.

Sim, não existe restrição a princípio, desde que não seja realizado no mesmo dia. Entendo que sua dúvida seja a respeito de fazer o teste (e não de refazer), ou seja isso implica que sua aplicação aconteça em momentos diferentes. Existe um intevalo de tempo a ser considerado.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário acertar todas as questões do exame psicotécnico para ser considerado apto. Os candidatos devem, na verdade, ter o mínimo de 50% de acertos na prova. Caso não alcance essa porcentagem, a pessoa é considerada inapta.

Antes de darmos continuidade falando sobre expectativas e ansiedade, vamos olhar no índice parcial de reprovação na fase do Exame Psicotécnico PM. Edital nº 1/321/18. Vamos relembrar que se o candidato apresentar ansiedade durante o Exame Psicotécnico PM, ele será declarado NÃO-APTO.

Um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas, pois não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas do condutor. Apesar disso, é possível que você não esteja apto a dirigir por conta de uma reprovação nesse teste.

Qual é a taxa de remarcação de exame? Se o candidato for reprovado em qualquer um dos exames (teórico e prático), será necessário pagar novamente a taxa de exames para o Estado.

O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

O Palográfico (teste dos pauzinhos) é um teste projetivo que fornece informações das características de personalidade do individuo. Os dados são analisados conjuntamente baseados na totalidade de percepções e não a partir dos dados que aparecem isoladamente.

Você também pode saber o resultado das seguintes formas:

  1. Entrando em contato com as clínicas onde foram realizados o Exame Médico e a Avaliação Psicológica. Confira a lista de clínicas credenciadas aqui.
  2. Entrando em contato com o Teleatendimento ou com o Fale Conosco do DETRAN-PE.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH. III- inapto: quando o desempenho apresentado não é condizente para a condução de veículo automotor.

O que cai no exame psicotécnico? A avaliação psicológica do Detran não é uma prova e, por isso, não é possível dizer o que “cai” nela, uma vez que não existem tópicos e conceitos que você tenha que saber na hora.

Durante a avaliação, que dura em média uma hora, o profissional conversa com o candidato e aplica uma série de testes escritos e verbais que expõem características do perfil da pessoa, como tomada de informação e decisão, identificação, processamento de informação, atenção concentrada e distribuída, memória, detecção, ...

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias.

A experiência constante de preocupação excessiva, inquietação, falta de concentração, entre outros sintomas são o que caracteriza o transtorno de ansiedade. A partir desse nível de gravidade, o sentimento se torna um distúrbio e passa a atrapalhar a qualidade de vida da pessoa.

A reprovação de alunos é um assunto sempre delicado, mas que precisa ser debatido no contexto escolar, principalmente, quando falamos de alunos com transtornos que impactam no processo de aprendizagem, como dislexia, discalculia, TDAH e distúrbios de ansiedade.

Muita gente tem medo de não passar no exame psicológico e ser taxado de doido ou com algum problema. E não tem nada a ver. Muitas vezes, o que leva à reprovação no exame é a pessoa não ter dormido bem, ter ingerido bebida alcoólica antes do exame ou ter trabalhado a noite inteira. Isto é, ir para o exame muito cansado.

Caso seja reprovado neste primeiro exame de vista realizado pelo Detran, você será orientado a remarcar uma nova sessão de exames, porém com um médico oftalmologista de sua confiança. Assim, ele irá confeccionar um laudo oftalmológico a partir de exames mais apurados e precisos.

Quem não passa de primeira tem direito a refazer o teste quantas vezes for necessário, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 91,83.