É normal não gostar do próprio irmão?

Perguntado por: enovaes2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

É possível existir até ódio entre irmãos. O primeiro sinal desse sentimento pode partir do ciúme, em uma primeira fase, podendo evoluir para inveja e chegar a uma situação extrema que é o ódio. A chave de uma bom relacionamento entre irmãos são os pais.

Atualmente, o incesto não é considerado crime no Brasil, a menos que envolva menores de 14 anos, quando passa a ser enquadrado como estupro de vulnerável. O Código Civil, por sua vez, apenas proíbe as uniões civis entre parentes próximos por sangue ou afinidade.

O ciúme e a inveja. Ciúme e inveja podem ser fontes de conflito nas relações entre irmãos de qualquer idade. Às vezes, é a insegurança de alguns dos irmãos que causa esta situação, porque ele pode sentir uma enorme sensação de frustração quando seu irmão tem um emprego melhor ou um cônjuge espetacular.

Eles gostam de mostrar suas realizações para a família. Eles sempre projetam um antagonismo claro em relação a nós. São reativos, argumentativos, não têm empatia e dificilmente ouvem quando falamos com eles. Eles geralmente não mostram nenhum interesse em como nossas vidas estão indo.

Pode ser também que o seu irmão fique irritadiço por estar nervoso ou com medo de algo. Dê um tempo para ele se acalmar e diga algo como "Parece que alguma coisa está te incomodando. Você quer falar sobre o assunto?". Talvez isso o faça se sentir melhor e alivie um pouco a sua relação.

Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.

Ofereça algumas alternativas menos irritantes. *Fique tranquilo, respire profundamente ou pense em coisas que o acalmem. Tente não brigar com seu irmão, isso nunca dá certo. Quando ele estiver imitando você, deixe-o imitá-lo.

Pergunte mil coisas e comece a mexer nas coisas dele.

  1. Espere até ele começar a se levantar para contar aos seus pais e saia correndo de volta para o seu quarto. Se perguntarem, fale: “É mentira dele”.
  2. Apronte alguma coisa no quarto do seu irmão quando ele não estiver lá. ...
  3. Se faça de inocente.

Tenha uma conversa divertida para criar vínculos com sua irmã.

  1. Deixe bem claro que gosta de passar seu tempo com ela e que gostaria de fazer isso com mais frequência.
  2. As irmãs mais velhas normalmente gostam de dar conselhos. Se pedir a ajuda dela com coisas como roupas, amor e música, ela certamente vai curtir o papo.

Para efeitos jurídicos, os cunhados são parentes de segundo grau com uma linha de parentesco colateral preferente. A noção de concunhado, por outro lado, é usada para designar o companheiro de alguém relativamente ao cônjuge de outra pessoa irmão ou irmã daquela.

O casamento consanguíneo é o casamento entre membros de uma mesma família.

Irmão germano : aquele que, em relação a outro, tem o mesmo pai e a mesma mãe; irmão bilateral.

Quando o núcleo familiar é tóxico, afastar-se é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

Vijayeta Sinh, psicóloga clínica do Hospital Monte Sinai em Nova York, nos Estados Unidos, afirma que o favoritismo dirigido ao filho mais novo muitas vezes tem relação com as aptidões sociais e emocionais associadas à ordem de nascimento.

Isso acontece porque o ser humano tem uma grande necessidade de pertencimento a um grupo, de aceitação e de aprovação. A família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte. Quando se trata de rejeição familiar, o desafio se torna um pouco maior, pois é algo que pode estar atrelado ao indivíduo desde a infância.

"O Método da Pedra Cinza" = Para sobreviver num ambiente perigoso, de humilhações, tenso, repleto de culpa e abusos, a vítima começa a esconder tudo o que faz para se tornar "desinteressante" para a narcisista. Dessa forma, a vítima pratica (metaforicamente) a "morte psico-social".

A pessoa com transtorno narcisista, geralmente, possui uma postura arrogante e insolente em relação aos outros. Por conta disso, são vistos como pessoas com dificuldade em sentir empatia. Eles estão preocupados demais com os próprios problemas para demonstrar empatia ao próximo.

Paradoxalmente, o narcisista se vê como sendo um ser superior aos outros. Mesmo inseguro, o indivíduo se vê como portador quase de uma divindade. Esse jogo entre insegurança e superioridade é a raiz de muitos dos comportamentos tóxicos que vamos listar aqui. Tudo isso, claro, somado a uma falta de empatia.

É importante notar que a maioria das pessoas se sente às vezes irritada. É normal, por exemplo, estar mais nervoso após uma noite de sono ruim. No entanto, a irritabilidade extrema ou prolongada pode indicar problemas físicos e psicológicos subjacentes, tais como infecções, diabetes, ansiedade ou depressão.