É normal não gostar de ler?

Perguntado por: rnogueira2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Ou talvez, não sente vontade de ler ou estudar? Portanto se você é assim, fique calmo, você não está só! Porque infelizmente, a leitura não é um hábito em nosso país. O correto seria que o hábito da leitura fosse inserido em nossa vida desde a infância, nos fazendo ser bons leitores na fase adulta.

  1. Não gosta de ler? Veja algumas dicas para ter este hábito.
  2. Construa um novo hábito de leitura aos poucos.
  3. Leia sobre temas do seu interesse.
  4. Leia em um ambiente confortável.
  5. Tenha sempre um livro por perto.
  6. Anote os pontos interessantes da leitura.

iletrado” no Portal da Língua Portuguesa.

Sua primeira influência é sempre a família. Se seus pais, avós, tios e primos têm o hábito de ler sempre, possuem uma biblioteca ou pelo menos alguns livros espalhados pela casa, você provavelmente lê mais do que a média.

Quem não lê, é menos consciente
“Ler e escrever proficientemente ajudam cada um a conhecer-se mais e a perceber mais agudamente seu entorno, seu semelhante, a Cidade, o Estado”, diz Fischer.

Para quem pensa que o motivo mais dado para não ler é o preço dos livros (que realmente são caros), vem uma surpresa: não é o que dizem os leitores mais velhos. Segundo eles, o motivo pelo qual vão lendo menos ao longo da vida é a falta de tempo. São dados interessantes para refletirmos sobre as escolhas que fazemos.

Não só por conta da Internet, mas também por causa da falta de leitura incentivada pelos pais e pelas escolas desde cedo. A leitura no ambiente escolar é muito importante, entretanto, há alguns alunos que leem apenas os livros oferecidos pela escola e não demonstram interesse em praticá-la dentro de casa.

Hábito de leitura: como faço para desenvolver?

  1. Trabalhe a paciência. ...
  2. Estabeleça metas diferentes. ...
  3. Escolha os assuntos que gosta. ...
  4. Faça uma lista de livros. ...
  5. Defina um horário de leitura. ...
  6. Crie um espaço ideal para ler. ...
  7. Converse com seus amigos sobre os livros. ...
  8. Exerça o seu lado voluntário.

Se você quer gostar de ler, primeiro precisa fazer da leitura um hábito. Reserve algum tempo todos os dias para se dedicar àquele livro. Pode ser do jeito que você quiser: ler no ônibus; ler à noite, em casa; ler no intervalo das aulas; ler até no banheiro.

Se você realmente deseja aprender como gostar de ler, saiba que esta é uma atitude que vai fazer muita diferença em vários aspectos da sua vida, seja no campo pessoal ou profissional. Isso porque ler é uma atividade que traz muitos benefícios, ampliando seu vocabulário, seu repertório e sua visão de mundo.

Segundo esse estudo, 80% dos jovens na faixa de 11 a 17 anos (24,3 milhões) leem para cumprir tarefas escolares. A grande maioria, 13 milhões, afirma que ler é um tédio e que o fazem por obrigação, enquanto 6,5 milhões não leram nenhum livro em um período de três meses.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, a internet e as redes sociais são razões para a queda no percentual de leitores, sobretudo entre as camadas mais ricas e com ensino superior.

Dicas de como gostar de estudar

  1. • Lembrar dos objetivos.
  2. • Identifique e retire distrações na hora de estudar.
  3. • Invista em recursos que tornam o estudo agradável para você
  4. • Escolha um local adequado.
  5. • Horários definidos.

Outra forma de realizar a leitura fria é analisar as expressões faciais, se está feliz, triste, zangada, ou até mesmo neutra. Induzir a pessoa a falar ou fazer algo é outra forma de praticar a leitura fria. Se uma pessoa está na sua casa e você se sente confortável sentada de determinado jeito.

Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.

Bookstan
São aqueles fãs que acompanham determinada saga ou autor de livros e sabem tudo sobre ela! Um Bookstan é um leitor, só que a palavra leitor é muito pouco para definir essa galera.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

Termo que se refere ao tipo de instrução em que a pessoa sabe ler e escrever mas é incapaz de interpretar o que e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas.

"Ler é um conjunto adquirido de habilidades que literalmente muda o cérebro", ressalta a neurocientista. "Permite fazer novas conexões entre regiões visuais, regiões da linguagem, regiões de pensamento e emoção", completa. Essa transformação "começa com cada novo leitor".