É normal não chorar em velório?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

A "ausência de emoções/sentimentos" durante o luto pode ser comum e não reflete nada negativo sobre você como pessoa ou o seu amor pela pessoa que morreu.

Saiba como lidar com o luto:

  1. Evite se isolar. Conte com amigos, familiares e pessoas em quem você confia para te fazer companhia neste momento de luto. ...
  2. Vivencie o luto. ...
  3. Faça um rito de despedida. ...
  4. Não se sinta culpado por seguir a vida. ...
  5. Não hesite em buscar ajuda.

Quando Retirar Os Pertences Do Falecido? Não há uma regra específica para quando tirar os pertences do falecido. Você pode fazer isso quando se sentir pronto. Às vezes, isso pode ser logo após a morte, enquanto outras vezes pode levar alguns meses.

Em geral, a fase mais difícil do luto é aquela em que a pessoa se sente mais vulnerável, isolada e desamparada. É importante lembrar que cada fase do luto é importante e faz parte do processo de cura, e que é normal experimentar uma ampla gama de emoções durante o período de luto.

Os 5 estágios do luto: uma rota necessária

  • estágio do luto: negação. É considerado o choque inicial, a reação de defesa. ...
  • estágio do luto: raiva. ...
  • estágio do luto: barganha. ...
  • estágio do luto: depressão. ...
  • 5° estágio do luto: aceitação.

Muitas pessoas evitam chorar para não demonstrarem certa fraqueza. Mas quem se faz de durão ou durona demais pode acabar jogando contra a própria saúde. É assim que a ansiedade e doenças psicossomáticas podem surgir.

A "ausência de emoções/sentimentos" durante o luto pode ser comum e não reflete nada negativo sobre você como pessoa ou o seu amor pela pessoa que morreu. Reconhecer essa "ausência" é o primeiro passo para ajudá-lo. Luto é um processo. Ele é único e pessoal.

Quando uma pessoa chorar e a primeira lágrima sair do olho direito, é porque o choro é de felicidade. Caso saia do olho esquerdo, é porque ela está triste.

Mas quem perde um ente querido pode passar a desenvolver sintomas físicos também. Um estudo inglês apontou que as emoções vivenciadas com o luto provocam desequilíbrios químicos no cérebro. Além disso, são responsáveis por sintomas como dor no peito, sudorese, tremedeira, tontura e fraqueza.

1- Isaías 57:2. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Esse primeiro versículo traduz o vínculo entre morte e bíblia no sentido de salvação.

Ficar com as roupas da pessoa que morreu não é uma boa sugestão. Pois quando você decide continuar com roupas que eram de uma pessoa especial, isso pode trazer lembranças frequentes. Nesse caso, sugerimos que você doe as roupas para outras pessoas que precisam.

Continue a leitura para conhecer quais são elas!

  1. Viva o luto. Se quem sofreu uma grande perda foi você, saiba que viver o luto é fundamental no processo de superação. ...
  2. Compartilhe a dor. ...
  3. Cuide da saúde. ...
  4. Busque ajuda psicológica. ...
  5. Foque nas boas memórias. ...
  6. Reorganize a sua vida. ...
  7. Não se culpe por superar o luto.

Acender vela aos mortos é orar
Além de ser uma forma de demonstrar o carinho e cuidado que ainda se tem pelo ente querido que partiu, acender uma vela no túmulo de uma pessoa significa a esperança de uma vida eterna, e que quem foi sepultado tinha uma fé viva e irradiava luz ao seu redor.

Entretanto, falar sobre o luto e todas as suas fases, negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, é importante para que se tenha consciência desse processo quando ele acontecer com você, a fim de mitigar o sofrimento quando houver uma perda e ele esses sentimentos vierem.