É normal menstruar no primeiro mês da injeção?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

É comum nos primeiros meses de utilização, mas também pode ocorrer após algum tempo de uso de contraceptivo injetável.

Nos primeiros três meses de uso da injeção, o fluxo pode ser mais intenso, porém tende a melhorar após o período de adaptação. Algumas pacientes relatam edema, ganho de peso, acne, dor nas mamas e alteração no humor. Importante lembrar que cada paciente terá uma forma de se adaptar ao método contraceptivo.

Assim como acontece com as pílulas, com o anticoncepcional injetável a mulher pode ter sua menstruação atrasada ao parar de tomar, mas também pode não ter. Isso depende muito de cada corpo e se os ciclos menstruais já eram ou não desregulados.

O primeiro ciclo, tanto com a pílula oral como com injetáveis, deve ser preservado por haver ainda o risco de gravidez. À partir do segundo ciclo com uso contínuo, a mulher já estaria protegida de engravidar.

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado.

Portanto, no caso do contraceptivo mensal, a resposta para quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo é de cerca de 30 dias, de forma que o esquecimento de tomar o medicamento no período indicado pode resultar em uma gestação indesejada.

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela.

LEVA APENAS ALGUNS MINUTOS
A injeção funciona da mesma forma que outros métodos anticoncepcionais hormonais, como a pilula, exceto pelo fato de ter um efeito de um a três meses, dependendo do tipo.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Entre diversas preocupações ou complicações na injeção, o sangramento é muito comum.

Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.

O sangramento de escape é uma perda de sangue vaginal que ocorre durante o ciclo menstrual, entre uma menstruação e outra. O ciclo menstrual regular tem duração aproximada de 28 dias. O sangramento de escape pode ser também chamado de sangramento intermenstrual ou ainda spotting, tendo todos o mesmo significado.

Saiba que, caso o uso da injeção anticoncepcional tenha sido feito durante as primeiras semanas da gestação, normalmente não há riscos para o bebê. Já o uso prolongado do método contraceptivo no desenvolvimento da gravidez pode ser bastante negativo.

Significa que a segunda dose acontece em um prazo mínimo de 60 dias. Já os hormônios começam a fazer efeito contraceptivo 30 dias após sua aplicação. Ou seja, depois da segunda dose da injeção anticoncepcional, as chances de uma gestação indesejada são mínimas.

Anticoncepcionais injetáveis
Efeitos colaterais como ganho de peso e inchaço são comuns às mulheres que optam por esse método, é frequente a região onde a aplicação ocorreu ficar dolorida. Além disso, esse método costuma reduzir cólicas e o fluxo menstrual.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

O risco nos dois casos é pequeno, mas real
Porém, embora a probabilidade seja pequena, é possível engravidar tanto fazendo uso de métodos contraceptivos quanto estando menstruada.

Este método consiste em injeções intramusculares profundas, de uma combinação de dois hormônios, estrogênio e progestogênio, que devem ser aplicadas mensalmente. Se a mulher está menstruando espontaneamente: Pode tomar a injeção até o sétimo dia do ciclo, ou seja, até seis dias depois de começar a menstruação.

5 coisas que podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional

  • Interação medicamentosa.
  • Vômitos e diarreias.
  • Problemas intestinais.
  • Descuido com a pílula.
  • Chás.

é normal menstruar duas vezes no mês tomando injeção? O anticoncepcional injetável, assim como a pílula ou o DIU, influenciam diretamente no ciclo menstrual da mulher. Como efeito colateral, é normal que aconteça menstruação dupla durante o período em que seu corpo está se adaptando ao método contraceptivo.

De fato, estudos têm mostrado que as injeções anticoncepcionais têm um menor efeito sobre a pressão arterial, hemostasia e coagulação, metabolismo lipídico e função hepática em comparação com as pílulas orais.