É normal menstruar com 6 anos?
A idade em que a primeira menstruação pode ocorrer está entre o período de 9 a 15 anos, variando de organismo para organismo. "Só chamamos de precoce quando acontece antes dos 9 anos. A média de idade, no Brasil, é 12 anos, mas é totalmente normal a menarca - primeira menstruação - entre 9 e 15 anos.
Quais os sinais e sintomas da menarca precoce?
Sinais e sintomas da puberdade precoce
Em meninas, as mamas se desenvolvem e aparecem pelos pubianos, pelos axilares ou ambos. Meninas podem começar a menstruar. Nos meninos, aparecem pelos faciais, axilares e pubianos e aumento peniano, com ou sem aumento do volume testicular, dependendo da etiologia.
Quando é menarca precoce?
Considera-se menarca precoce aquela que ocorre fora da faixa normal e saudável, que é de 11 anos. Já a puberdade precoce também é uma preocupação quando acontece antes dos 9 anos. Ambas estão ligadas a uma exposição prematura a níveis elevados de um hormônio feminino chamado estradiol.
Quais as consequências de uma puberdade precoce?
As principais consequências da puberdade precoce são: transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição ...
O que acontece se não tratar puberdade precoce?
“A puberdade precoce pode levar a transtornos de comportamento, psicológicos e maior risco de abuso sexual. Pode comprometer a estatura adulta, além de aumentar o risco de cânceres, como mama e ovário, devido à exposição precoce ao estrogênio”, informa a endocrinologista pediatra Fernanda André.
É possível crescer muito depois da menstruação?
Depois da primeira menstruação a menina apresenta uma desaceleração do crescimento, mas ele continua a ocorrer por mais 3 ou 4 anos em média. O ganho de estatura varia para cada menina mas costuma ser próximo de 8 cm.
Quais exames confirmam puberdade precoce?
A investigação diagnóstica começa com as dosagens dos níveis basais de LH, FSH, sulfato de de-hidroepiandrosterona e estradiol, nas meninas, ou de testosterona, nos meninos, seguidas de radiografia para determinação de idade óssea e ultrassonografia pélvica (somente para o sexo feminino).
O que fazer para evitar a puberdade precoce?
A importância da alimentação e dos estímulos visuais
Apesar de não ter uma causa definida, os especialistas afirmam que é possível prevenir a puberdade precoce cuidando da alimentação e do conteúdo audiovisual consumido pelos filhos.
Quem menstrua cedo cresce mais?
As meninas que maturam mais cedo (menstruando antes da idade mediana de 12,6 anos para a ocorrência da menarca) provavelmente crescerão mais do que a média de 6 ou 7cm, e por mais tempo, do que as que maturam mais tarde, até atingirem sua estatura final.
O que pode antecipar a primeira menstruação?
Causas da menstruação adiantada
Algumas das principais causas são: estresse, peso, exercícios intensos e alterações hormonais¹.
Quanto mais cedo a menarca mais cedo a menopausa?
Meninas que começam a menstruar cedo correm risco mais alto de entrar na menopausa prematuramente. O risco é maior ainda naquelas que nunca tiveram filhos.
Quem menstrua cedo tem mais chance de ter câncer?
Meninas de nível econômico mais baixo têm maiores chances de começar a menstruar mais cedo, o que aumenta os riscos de que desenvolvam câncer de mama, dizem especialistas britânicos.
O que pode acelerar a puberdade precoce?
“Algumas das causas da puberdade precoce são: exposição da criança a algum hormônio (via medicamentos, por exemplo); as glândulas dos pequenos (ex: hipófise, ovários nas meninas e testículos nos meninos), passam a produzir, por algum motivo, os hormônios sexuais precocemente”, informa a endocrinologista pediatra ...
Quais os riscos de retardar a menstruação?
“Tomar remédio para retardar a menstruação interfere no eixo hormonal, no crescimento e no desenvolvimento da criança”. A endocrinopediatra acredita que, dentre os vários motivos de preocupação dos pais com relação à puberdade, existem três que são mais comuns.