É normal manicure tirar bife?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 22 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

É uma experiência traumatizante, impossível não recordar-se da manicure que tira bife, assim pensam muitas clientes. O que muitas delas não sabem, é que tirar bife não é uma atitude proposital. Na maioria das vezes, o temido bife acontece por vários motivos, veja abaixo: PROBLEMA DE VISTA.

O post, que a princípio parece ser até muito comum para quem trabalha na área, ganhou visibilidade e chamou a atenção de seus seguidores para um único detalhe: a quantidade de "bifes" — expressão muito usada para as lesões na hora da cutilagem que geram sangramentos ao redor da unha da cliente.

Quanto mais é retirada, mais a cutícula cresce – Mito.
Ela cresce o quanto tem que crescer normalmente, ser ou não retirada não influencia em nada.

Rapidamente procure um profissional, que pode ser um podólogo ou um dermatologista. Se a unha estiver infeccionada, com pus, talvez ele receite um antibiótico(2). Em casos avançados, pode haver a necessidade de uma pequena cirurgia, que é a retirada de parte da unha ou toda ela - com aplicação de anestésico local.

Ficar dolorido pós remoção é normal, caso haja necessário faça uso do anti-inflamatório para ajudar a cicatrização. Curativo não precisa ficar muito tempo pois pode abafar a pele, só feche caso estiver em ambiente sujo (rua) com o dedo exposto. Se persistir, agende uma nova consulta para avaliação.

Deixe as unhas de molho em uma mistura de água com gel de limpeza com uréia Isdin até que as cutículas amoleçam; Limpe as unhas com uma escovinha, isso além de limpar também tira o excesso de pele morta e cutículas. Parte da remoção já será feita aqui nessa etapa então dedique-se a cada uma delas.

Em média, as unhas crescem 0,1 mm ao dia, sendo o crescimento mais rápido no verão do que no inverno. A velocidade lenta do crescimento das unhas é a razão pela qual o tratamento das suas doenças é tão demorado, o que faz com que o cliente acabe abandonando o tratamento e as doenças fiquem crônicas.

Meninas por volta de 10 anos começam a querer fazer as unhas e a tirar as cutículas. Isso logo se torna uma questão de necessidade, pois elas arrancam as peles dos cantos das unhas quando estão nervosas ou ansiosas e acabam se machucando.

Normalmente, acontece quando a unha é cortada de forma incorreta, causando uma inflamação e muitas vezes há a formação do granuloma piogênico (carne esponjosa) que é muito vascularizado e extremamente dolorido, essa lesão sangra facilmente, e em estágios avançados há a presença de secreções como pus.

O tratamento da paroníquia é feito pelo dermatologista que pode indicar o uso de antissépticos, remédios antibióticos ou antifúngicos, e em alguns casos, cirurgia para drenar o pus ou tirar a unha parcial ou totalmente.

profissionais de manicure não tiram cutículas de suas. clientes? Isso porque a cutícula é uma barreira natural.

Sim, porque o esmalte cosmético, quando usado por muito tempo, impede a entrada de água e hidratante na lâmina ungueal (na placa da unha) e, com o tempo, a unha vai ficando rígida, pouco maleável, sendo mais fácil de quebrar. Por isso, é importante passar pelo menos 2 dias na semana sem esmalte, ou 7 dias no mês.

O ideal é tentar não retirar as cutículas profundamente e nem cutucá-las, pois esse hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, como deformações - explica a especialista. A cutícula é importante para a saúde da unha pois protege de fungos e bactérias, que podem causar doenças.

Nesse sentido, uma boa alternativa é cortar a parte da placa que desprendeu. É válido lembrar que a unha que descolou não voltará a fixar no leito ungueal. É preciso esperar que uma nova placa se forme, e isso pode levar semanas ou meses, dependendo da extensão do descolamento e se afetou a unha do pé ou da mão.

Paroníquia aguda
Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.

O que é onicofose? A onicofose é uma calosidade, que surge no canto do dedo e embaixo da unha, causando dor e pressão na área. Acaba formando uma pele endurecida e facilmente confundida com uma unha encravada.