É normal levantar 5 vezes à noite para urinar?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Esse hábito pode ser sintoma de bexiga hiperativa, um problema que pode estar associado ao tamanho da bexiga - o normal é ela armazenar cerca de 400 ml, o que equivale a cerca de 4 idas ao banheiro.

Para a maioria das pessoas, o número normal de vezes para urinar por dia é entre 4 e 7 em um período de 24 horas. Entre 4 e 10 vezes por dia, também pode ser normal se essa pessoa estiver saudável e feliz com o número de vezes que vai ao banheiro, e como falei, isso varia de pessoa para pessoa.

A polaciúria, como já explicado, é a vontade frequente de urinar, mas sempre em pequenas quantidades. Enquanto a polaciúria é um sintoma relacionado aos frequentemente aos rins, que produzem urina em excesso, a polaciúria é geralmente causada por problemas no trato urinário inferior, isto é, próstata, bexiga ou uretra.

A nictúria, como é chamado esse hábito de urinar à noite, pode ser causada por diabetes ou insuficiência cardíaca.

Necessidade de urinar com frequência
Ir ao banheiro várias vezes ao dia e/ou à noite, estar acima do peso e ter vida sedentária são indícios para investigar a presença da diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

FRENURIN® é indicado no alívio dos sintomas urológicos relacionados com a micção , como incontinência urinária , urgência miccional, enurese noturna, noctúria e incontinência em pacientes com bexiga neurogênica espástica não-inibida e bexiga neurogênica reflexa.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  1. cansaço e falta de energia;
  2. fome frequente;
  3. perda de peso;
  4. visão embaçada;
  5. infecções frequentes;
  6. dificuldade de cicatrização;
  7. mau hálito;
  8. vontade de urinar com frequência.

A forma mais utilizada para avaliar a presença ou não do quadro é o exame laboratorial para avaliar a glicemia no sangue com o paciente em jejum. Para ser considerado pré-diabético, o resultado do exame precisa estar entre 100 e 125 mg/dL. É importante confirmar esse resultado em outro exame.

.Hiperglicemia

  • Urinar em grande quantidade e mais vezes;
  • Ter sede constante e intensa;
  • Sensação de boca seca;
  • Fome constante e difícil de saciar;
  • Cansaço;
  • Visão turva.

O aumento da glicose no sangue é uma das causas desse sinal. Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes.

Pais e até médicos podem subestimar e confundir os sintomas.

Urina amarelo-clara
Esta é a cor normal da urina. Se você não estiver sentindo nenhum sintoma como ardência, dor ou dificuldade para urinar, provavelmente significa que seu organismo está bem hidratado devido à ingestão da quantidade ideal de água e que seus rins estão funcionando bem.

Chá de folhas de framboesa
Por essas propriedades, esse chá também ajuda no fortalecimento dos músculos da região, fazendo com que a frequência dos episódios de perda de urina também sejam reduzidas.

Qual é o nível normal de glicemia? Ao fazer a medição sanguínea da glicemia, ela é considerada normal quando apresenta os seguintes valores: Glicemia de jejum: entre 70 a 99 mg/dL. Glicemia pós-prandial: até 140 mg/dL.

O nível de glicose é considerado normal quando está inferior a 100 mg/dL.

O uso de medicamentos, como a metformina, também pode ser indicado pelo médico responsável pelo tratamento. O remédio é eficaz em reduzir até 30% da progressão do pré-diabetes, o que é menos do que a dieta e o exercício físico.