É normal ir ao banheiro 3 vezes ao dia?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Não se desespere acreditando no mito de que se deve evacuar todos os dias. Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

O que pode ser? Quem faz cocô muitas vezes no mesmo dia e as fezes se apresentam com pouca consistência pode estar sofrendo de diarreia, problema que indica que os alimentos ingeridos estão se movimentando de forma inadequada e acelerada pelo corpo, não passando o tempo necessário no intestino.

É normal sentir vontade de evacuar depois após uma refeição. Em uma das fases do processo de digestão dos alimentos, chamada reflexo gastrocólico, o corpo libera um hormônio que faz com que o cólon se contraia e mova o alimento no sistema digestivo, o que pode gerar vontade de evacuar.

Quais os principais sinais de alerta?

  • Sangue nas fezes.
  • Mudança do hábito intestinal.
  • Dor ou desconforto abdominal.
  • Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  • Fraqueza e anemia.
  • Perda de peso sem causa aparente.
  • Massa (tumoração) abdominal.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

Alterações significativas no formato das fezes
Quando a passagem do intestino está bloqueada pelo tumor, o formato das fezes pode ser alterado. Se forem fezes longas e finas, com formato de lápis, será um indício de que alguma coisa está impedindo que elas ocupem o diâmetro do órgão.

A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile. Além disso, as fezes devem ser sólidas e um pouco alongadas.

Fezes amarelas / amareladas
Cocô amarelo pode ser um indicativo de problema na digestão de gorduras; está relacionado à diminuição da capacidade de absorção intestinal, causada por doença Celíaca; ou, ainda, indicar uma deficiência na produção de enzimas pancreáticas e estar relacionado a problemas no pâncreas.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

4 principais sintomas do câncer de intestino

  1. 1 – Sangue nas fezes. Outro sinal de alerta para a doença é a presença de sangue nas fezes, que pode ser totalmente imperceptível, causar escurecimento das fezes somente. ...
  2. 2 - Cólicas abdominais. ...
  3. 3 – Perda inexplicável de peso. ...
  4. 4 – Fadiga e fraqueza.

Principais sintomas do câncer de estômago

  • Queimação na região da boca do estômago;
  • Vômitos, com ou sem a presença de sangue;
  • Fezes escurecidas;
  • Sensação de inchaço após se alimentar;
  • Náusea e indigestão;
  • Dor de estômago persistente;
  • Perda de peso não intencional.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

As fezes podem ter um odor invulgar ou extremamente desagradável o que pode acontecer devido a certas condições médicas. O mau cheiro nas fezes também pode ser devido a causas normais, tais como mudanças na dieta. Causas comuns: Doença celíaca.