É normal gripar depois de tomar a vacina da Covid?

Perguntado por: aveloso2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Eu tomei a vacina astrazeneca eu comecei a gripar isso acontece. Sim, acontece! Sintomas como coriza, dor muscular e até mesmo febre podem acontecer alguns dias após a vacinação.

febre até 38ºC, que surge entre 6 horas e 12 horas após a vacina e costuma sumir em até dois dias; dor de cabeça e/ ou muscular, que também surge entre 6 e 12 horas após a aplicação e desaparece em dois dias.

Reações da vacina da gripe

  • Dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção;
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Dor muscular;
  • Perda de apetite;
  • Irritabilidade.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

No caso da AstraZeneca, os eventos adversos mais comuns foram dor ou hipersensibilidade no sítio de aplicação, fadiga, arrepios de frio, febre, dor de cabeça, indisposição, mialgia e náuseas, ocorrendo nos primeiros 4 a 5 dias após a vacinação.

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

Como o vírus influenza sofre constantes mutações, é importante tomar a vacina atualizada todos os anos para manter a proteção. “Isso acontece porque é preciso elevar o número de anticorpos no organismo.

A maioria dos resfriados costuma durar pelo menos quatro dias, mas essa média pode variar entre apenas dois ou até sete dias até que o corpo se recupere da infecção. Depende muito do caso e do quadro.

Além disso, as pessoas que tomaram a vacina devem ter atenção para quadro de dor toráxica aguda cerca de 3 a 4 dias após a vacinação”, disse. De acordo com o especialista, os sintomas levam cerca de 2 a 3 dias para passar.

A recomendação atual é adiar a vacinação para os pacientes que apresentarem febre ou sintomas respiratórios no dia da aplicação até sua recuperação total. Além de que pessoas com sintomas respiratórios não devem circular até que estejam plenamente recuperadas, assim evitando a propagação de doenças.

Todas as vacinas Covid-19 atualmente disponíveis são contraindicadas para pessoas com histórico de reação alérgica grave (por exemplo, anafilaxia) após dose anterior ou a qualquer componente da fórmula.

As vacinas que não podem ser aplicadas no mesmo dia são: febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela (catapora) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), todas compostas de vírus vivos atenuados. Esta orientação é especialmente dirigida para crianças entre 12 e 23 meses de idade.

Quais os efeitos secundários da vacina da gripe na gravidez? A vacina da gripe pode provocar vermelhidão e alguma dor no local da injeção que são temporárias. Algumas pessoas referem ainda dores de cabeça, dores musculares, náuseas e cansaço depois da vacina, mas estes sintomas passam ao fim de alguns dias.

Além disso, o novo coronavírus causa febre e tosse seca, enquanto a gripe geralmente causa tosse carregada, com expectoração das secreções que se acumulam na traqueia, brônquios e pulmão. A diarreia também é um sintoma mais recorrente em pacientes com COVID – em especial nos infectados pela variante ômicron.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.