É normal galo cantar à noite?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

“Mesmo livres ou presos em um galinheiro, eles continuam cantando nas madrugadas, pois nesse horário, sem os barulhos do dia, o som de seu canto vai mais longe, fazendo outros galos saberem que existe um adversário logo ali”, informa.

“O cantar do galo” era um nome dado à terceira vigília da noite, de meia noite às três da manhã.

Representam também a alma porque ao voar libertam-se do mundo terreno. Já na tradição cristã o galo é o símbolo de Cristo, como a águia e o cordeiro, acentuando com particular relevo o seu simbolismo solar, a luz e a ressurreição. Como Cristo o galo anuncia a luz que sucede à noite.

A investigação científica assegura que o canto do galo ao amanhecer "é controlado pelo ritmo circadiano", ou seja, o relógio biológico. Os cientistas colocaram vários galos sob uma luz artificial permanente, mas sempre cantavam pouco antes do amanhecer, o que significa que atuam influenciados por seu relógio biológico.

Os galos, como você já deve ter notado, não cantam somente ao nascer do sol. Em média, um galo canta de 12 a 15 vezes por dia!

Marcando território
De acordo com o estudo realizado, o canto do galo antes do amanhecer serve para que ele mostre às outras aves quem é que está dominando aquele território, marcando suas impressões.

“Em alguns países pode haver no máximo 17 horas de luz, enquanto que o período noturno deve ser de no mínimo 7 horas. As galinhas acordam por volta das 6h, depois são alimentadas no sistema. Elas têm acesso à alimentação durante todo o dia, mas você não deve incomodá-las durante o período de a postura.

Apesar de a criação de galinhas em área urbana ser proibida por lei, não é raro encontrar criações dessas aves em algumas residências. A criação é permitida apenas em propriedades localizadas na zona rural do município e que tenham instalações em condições sanitárias adequadas.

Quando o Galo cantar pela terceira vez renegarás tua mãe é um filme de suspense brasileiro dirigido por Aaaron Salles Torres que desafia o público a escapar dos pensamentos invasivos do protagonista e indaga sobre o que é realidade ou imaginação do paciente.

E, além disso, por que cantam várias vezes ao dia? Segundo EarthSky, eles fazem isso para se antecipar na busca por alimento, para atrair fêmeas e para defender seu território, já que seu canto significa um sinal de poder e domínio para os outros galos.

É que o “canto do galo” era a expressão usada naquela época no império romano para se referir ao toque do trombeta tocada pelo soldado romano avisando a todos o final da terceira vigília da noite, ou seja, três horas da manhã.

A lenda do Galo de Barcelos narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado. Está associada ao monumento seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico, situado no Paço dos Condes de Barcelos.

A curiosa lenda do galo está associada ao cruzeiro medieval que faz parte do espólio do Paço dos Condes. Segundo esta lenda, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, com o facto de não se ter descoberto o criminoso que o cometera.

Por que o galo cacareja? O galo segue o instinto animal e mostra que é a autoridade do galinheiro. Canta para que outros galos ou animais saibam quem está no comando. Com o cacarejar, consegue manter longe ameaças para ele e para o galinheiro.

Apesar de o galo não ser necessário para a produção dos ovos, isso não significa que ele não seja útil para a reprodução da espécie. Assim como funciona em quase todas as procriações animais, a sua função é fecundar o ovo para que ele tenha o potencial de gerar um pintinho.

Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica. Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha. O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis.

Infelizmente, algumas pessoas vão ao extremo de recorrer à cirurgia para impedir que um galo cante. Embora esta possa ser a única maneira concreta de silenciar um galo, consiste em um método invasivo que remove suas cordas vocais.

chorão

Quem muito canta de galo corre o risco de virar pintinho chorão!