É normal fluoxetina acelerar o coração?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Fluoxetina deve ser utilizada com precaução em pacientes com condições clínicas que predispõem a arritmias, em outras palavras, alteração dos batimentos cardíacos ou exposição aumentada à fluoxetina (por exemplo, mau funcionamento do fígado).

Sistema nervoso - tremor / movimento anormal (incluindo contração, ataxia, síndrome buco-glossal, mioclonia), anorexia (incluindo perda de peso), ansiedade e sintomas associados (incluindo palpitação, nervosismo, inquietação psicomotora), vertigem, fadiga (incluindo sonolência, astenia), alteração de concentração ou ...

Quanto tempo leva para desaparecer os efeitos colaterais da fluoxetina? Como mencionamos, é comum que os efeitos colaterais da fluoxetina apareçam nas primeiras semanas de uso e sumam logo após esse período de adaptação (cerca de 20 dias).

CONTRA-INDICAÇÕES
O cloridrato de fluoxetina é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade a fluoxetina, gestantes e lactantes. A fluoxetina não deve ser usada em combinação com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) ou dentro de 14 dias da suspensão do tratamento com um inibidor da MAO.

A fluoxetina vai atingir a sua concentração máxima no intervalo de 6 a 8 horas após a sua ingestão. Ou seja, é neste período que ela fará mais efeito. Além disso, você deve usar a fluoxetina pelo tempo que seu médico ditar. Esse tempo, em geral, varia de 2 a 6 semanas, para ter um efeito prolongado.

Alguns medicamentos também podem apresentar, como efeitos colaterais, o desenvolvimento de arritmias. É o caso da hidroxicloroquina e da cloroquina, mas também de antipsicóticos, alguns antibióticos, antialérgicos, antidepressivos, além dos próprios antiarrítmicos.

Algumas dicas são: Tente manter o controle da respiração, soprando o ar vagarosamente por 5 vezes. Beba um copo de água gelada ou coloque uma compressa de gelo na cabeça. Fique em pé e dobre o tronco em direção às pernas, controlando a respiração.

Digoxina, um dos medicamentos mais antigos para o tratamento da insuficiência cardíaca, aumenta a força de cada batimento cardíaco e diminui a frequência cardíaca quando esta é muito rápida.

Fluoxetina é um antidepressivo da classe dos Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS). O remédio pode levar algumas semanas para começar a fazer efeito. Além disso, seu uso pode causar reações adversas como insônia, diarreia e alergias.

Os sintomas mais comuns reportados incluem tontura, alterações do sono, distúrbios sensoriais, parestesia, ansiedade, agitação, astenia, confusão, dor de cabeça e irritabilidade.

A dose efetiva costuma ser de 20 mg por dia, porém, para minimizar os efeitos colaterais, o seu médico pode iniciar o tratamento com uma dose de apenas 10 mg diários, autorizando o aumento para 20 mg após uma semana.

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

O que é fluoxetina? Antidepressivo da segunda geração, é um princípio ativo de medicações que atuam por meio dos neurotransmissores serotoninérgicos. Ou seja, é uma substância que atua no cérebro para aumentar os níveis de serotonina – um neurotransmissor responsável por regular o humor, apetite, entre outras funções.

Cloridrato de fluoxetina 20 mg é um medicamento indicado para o tratamento de depressão, associada ou não à ansiedade. Trata-se do genérico do Prozac®, antidepressivo comercializado na forma de cápsulas.

Posologia – como tomar
A dose efetiva costuma ser de 20 mg por dia, porém, para minimizar os efeitos colaterais, o seu médico pode iniciar o tratamento com uma dose de apenas 10 mg diários, autorizando o aumento para 20 mg após uma semana.

Em geral, a acção terapêutica dos antidepressivos é relativamente lenta. Depois de iniciada a toma do medicamento. Com a dose correcta, deve-se esperar o começo da melhoria dos sintomas de depressão ao fim de cerca de 15 dias, mas a recuperação pode tardar um mês.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

A fluoxetina é um dos principais remédios no combate a depressão. Além disso, é um medicamento que tem como finalidade aumentar os níveis de serotonina. Portanto, sendo o neurotransmissor responsável por regular sensações como o humor, bem-estar, sono, apetite, concentração, entre outras.