É normal ficar mais duro no local do corte da cirurgia?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

Uma das formas mais simples de descolar a cicatriz e deixar-la mais maleável, solta e elástica é realizando massagens na região. É importante usar os produtos que ajudem a deixar a realização dos movimentos mais fácil e fluida, pode ser um óleo de amêndoas comum, por exemplo.

Pode ser um abscesso, cisto sebáceo infectado, furúnculo, fibrose, ... É melhor procurar um médico para ter o diagnóstico e tratamento adequado, em alguns casos pode até ser necessário tomar antibiótico ou fazer uma pequena cirurgia.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

A fibrose cística pode ser identificada através do Teste do Pezinho e diagnosticada através de exames genéticos. O teste deve ser realizado em amostras colhidas em até 30 dias de vida do recém-nascido. O exame confirmatório dos casos suspeitos é a dosagem de cloretos no suor “Teste de Suor”.

É normal a área da cicatriz da cesárea ficar inchada? É comum que a área fique inchada, sim, por, pelo menos, 15 dias. “A área vai ficar inchada não pelo corte, mas pela manipulação local.

A massagem da sua cicatriz é muito importante. Ativa a circulação sanguínea, previne as aderências, promove a elasticidade da pele e ajuda a reduzir as marcas residuais. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Fibrose tem tratamento, independentemente do tempo. No entanto, quanto antes ela for tratada, mais fácil será o processo. Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual.

Quais cuidados tomar para prevenir a fibrose

  1. Permaneça em repouso.
  2. Use a malha compressiva.
  3. Massageie a região após a cirurgia plástica.
  4. Alimente-se de forma adequada.
  5. Evite exposição solar.
  6. Não fume no pós-operatório.
  7. Evite consumir bebidas alcoólicas.

O granuloma é comum após cirurgia e não é grave. Provavelmente está sendo causado por um ponto interno, que na grande maioria dos casos é absorvido sem problemas. Geralmente regride espontaneamente, porém em alguns casos poderá ser necessário uma pequena intervenção cirúrgica com anestesia local.

Principais sintomas da hérnia incisional
A característica determinante é o surgimento de um caroço na cicatriz de uma cirurgia. A depender do tamanho, ela pode apresentar dor ou não e, geralmente, estará relacionada a esforço físico.

Existem algumas hipóteses como um granuloma inflamatório ou por conta de fio cirurgico, ou mesmo algum tipo de tumoração de origem na pele ou tecido gorduroso. Ideal é procurar um Cirurgião para fazer sua avaliação .

Quando um homem fica excitado, seu pênis enche de sangue e, consequentemente, endurece. Isso ocorre, pois, uma vez estimulados, os músculos da base do pênis relaxam, permitindo que o sangue alcance os chamados corpos cavernosos.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando "escondida" ou quase imperceptível no convívio social.

Sim, algumas opções de pomadas podem ser usadas à partir de um mês da cirurgia para amolecer a região. Além disso, existem algumas fitas (micro poros), fios de silicone para reduzir a oxigenação do local.

O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

Quais são as causas da deiscência após cirurgia? A deiscência pode acontecer por vários motivos, porém, o mais comum é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica. Essa pressão pode ocorrer pela realização de esforço físico em excesso ou, até mesmo, em casos de tosses ou espirros frequentes.