É normal ficar consciente na incorporação?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Hoje as entidades atuam com os médiuns conscientes em sua maioria durante a realização dos atendimentos e trabalhos. Apenas um percentual muito pequeno – segundo alguns estudos, não mais do que 2% do total – são semi-conscientes e raramente inconscientes (menos de 1%).

Ou até mesmo um infeliz acontecimento, falácia, para justificar e proteger o médium. A mediunidade consciente é aquela em que o médium está ciente o tempo todo, de toda a comunicação, das suas impressões físicas e afins.

A primeira incorporação de um médium na Umbanda é algo cercado de dúvidas, mistérios e revelações. Alvo de conversas e trocas de experiências, o tema está longe de ter uma cartilha sobre como e quando deve ocorrer. Isso faz com que a curiosidade aumente, principalmente para os novatos.

Não há o fenômeno de incorporação, na Umbanda, sem corpo. É pelo corpo que a entidade ancestral se manifesta e, assim, se comunica. O corpo do umbandista, durante as giras (cerimônias), ganha novas formas, multiplica-se em outros corpos possíveis. São corpos incorporados, transformados em meios de comunicação.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Comece a meditar: cinco passos para incorporar a prática

  1. Sente-se em uma posição confortável. Pode ser uma cadeira, na sua cama ou em colchonete de exercícios. ...
  2. Marque o tempo do seu exercício. Comece com dois minutos. ...
  3. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. ...
  4. Ao término do exercício. ...
  5. Tenha disciplina.

A Lei 4.591/64 prevê três tipos de incorporação imobiliária: a) por conta e risco do incorporador; b) Por empreitada; c) Por administração. Vejamos como se dá cada modalidade.

Intuição: por meio do pensamento, o médium recebe informações, conselhos ou mensagens dos espíritos; Incorporação: acontece quando a vibração da entidade se sintoniza com a do médium.

Além dessas sensações, que são as mais frequentes entre as pessoas sensitivas quando estão incorporando, podemos citar mais algumas, também relatadas: tremores, vômito, pressão na região do peito e até mesmo perda da consciência em alguns casos.

Na Umbanda a mediunidade pode ser observada por meio da incorporação… Mas existem outros tipos, clarividência, a sensitiva, a audiente, de transporte, enfim, existem algumas.

Você não é detentor da verdade e não tem a certeza de que irá resolver os problemas deles. Igualmente, é respeitar seus irmãos de fé, o nome do Terreiro que frequenta e é respeitar, acima de tudo, os seus Orixás e as suas entidades. Assim, incorporação fora do Terreiro só em raríssimas exceções, como citamos.

Como é próprio dos rituais de possessão, na umbanda, a movimentação corporal se faz presente em termos de comunicação, pois por meio dela e da música, a entidade incorporada pelo médium se faz reconhecer (Rouget, 1980).

Também é mito.
Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando “naqueles dias”, pode conversar com seu pai de santo e deixar de fazê-lo caso ache melhor.

A incorporação da Pomba-gira e sua gestualidade abrem espaço para a experiência ritualizada destes momentos. Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos.

Estar com o corpo limpo significa carregar energias positivas, um requisito para poder participar dos rituais, do mesmo modo que para ter saúde.

Prece, adurá ou oração, é uma conversa com seu Orixá e pode ser representada por um pedido, agradecimento ou reconhecimento da bondade divina. Geralmente, usamos a prece ou a oração para pedir, no entanto, nem sempre o que nos parece necessário é o que realmente convém à nossa felicidade.

Esse casal de divindades promove a proteção de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando este toca a testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás. Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.