É normal ficar com sono o dia todo?

Perguntado por: alima . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Pode parecer normal, mas o sono excessivo pode afetar o sistema cognitivo e trazer consequências negativas para o dia a dia, principalmente quando relacionados à produtividade. A sonolência excessiva pode estar relacionada apenas a maus-hábitos que, quando mudados, podem agregar uma qualidade de sono e vida melhores.

O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser sinal de doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.

Por que o sono durante o dia pode ser um sinal de alerta? O excesso de sono durante o dia pode ser causado pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esse distúrbio é um dos principais causadores do ronco e, apesar de ser um incômodo para muitas pessoas, ele não é a única consequência desse problema.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Clinomania é um distúrbio
Vontade de dormir. Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante. A clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia. Idosos também são considerados mais vulneráveis à doença.

Seis alimentos que tiram o sono

  1. Cafeína. ...
  2. Carne vermelha. ...
  3. Sobremesas açucaradas. ...
  4. Pimenta. ...
  5. Álcool. ...
  6. Alimentos ácidos.

Isso porque o corpo funciona dentro de uma rotina de sono e está adaptado e acostumado com esta consistência. Ficar mais tempo na cama interrompe justamente este ritmo já estabelecido. As informações são do site The Huffington Post.

Para tirar o sono durante o dia, uma boa dica é consumir alimentos ou bebidas estimulantes como o café, guaraná ou chocolate preto, por exemplo.
...
O que fazer para tirar o sono

  • Café forte;
  • Guaraná em pó;
  • Açaí;
  • Chocolate preto;
  • Chá de gengibre.

Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.

As principais fontes alimentares de vitamina D são carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Complexo B
Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Quando você estiver com dificuldades de fazer até mesmo atividades que antes eram prazerosas, além de uma tristeza que parece tão profunda a ponto de parecer não ter fim, você pode estar desenvolvendo um quadro de depressão. A tendência desse quadro é piorar, caso não seja verificado por um especialista.

Em muitos casos, dormir demais está associado a quadros de depressão. Essa associação é possível porque uma pessoa deprimida tende a apresentar tal comportamento. Dorme demais porque durante o seu sono não há cobranças e inquietações, entre outros fatores tão comuns a quem sofre de depressão.

4 – Muito sono e cansaço
Este é um sintoma de gravidez natural de ocorrer no primeiro trimestre e também no último, quando a gravidez já está em sua reta final.