É normal ficar com o corpo quente?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Para quem vive em um país em que é verão quase o ano todo, sentir calor já faz parte da rotina. No entanto, sentir calor excessivo no corpo pode ser sinal de algum distúrbio metabólico ou, até mesmo, da presença de doenças. Por isso, esse sintoma precisa de atenção.

A febre é um mecanismo de defesa do corpo contra quadros de infecções. Por meio de circuitos fisiológicos e neuronais integrados, a temperatura do corpo é elevada para garantir a sobrevivência das células sob condições anormais no organismo1.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.

Por que a ansiedade faz você suar
A adrenalina aumenta a frequência cardíaca e a estimula a respirar mais rapidamente. Também estimula dois tipos de glândulas sudoríparas a entrar em ação. Por mais estranho que possa parecer, na verdade há mais de um tipo de suor.

Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.

A febre é, geralmente, um mecanismo de resposta a agressões, como a ação de agentes infecciosos, enquanto a hipertermia é desencadeada por outros fatores, como altas temperaturas no ambiente, não estando, normalmente, ligada a processos infecciosos.

O mal-estar, a dor no corpo e a sensação de frio não são os únicos sintomas de febre. É possível que pacientes em estado febril também observem sinais como taquicardia e aumento da frequência respiratória, pois o corpo irá necessitar de mais oxigênio para combater a infecção que originou a febre.

cabeça

A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus.

Esses casos são principalmente infecções bacterianas e localizadas, que podem variar bastante em relação ao risco e à severidade da doença. Por exemplo, a febre intermitente pode ser sinal de infecção urinária, mas também é um sintoma comum de infecções como a tuberculose ou pneumonia.

Estado febril e febre: como diferenciar os sintomas
De acordo com Ornelas, quando a temperatura fica entre 37,3°C e 37,8°C, configura o estado febril (também chamado de febrícula). “Ele é causado tanto por uma variação normal ao longo do dia quanto por atividades físicas.

O termo “febre interna” é muito comum, mas você já parou pra pensar se isso realmente existe? O termo surgiu para descrever um mal estar semelhante ao de uma febre comum, onde a pessoa sente o corpo muito quente, mas o termômetro não acusa febre.

O app Termômetro da Mobital possui um visual bem simples. Com ele, será possível medir a temperatura interna e externa do ambiente, além de umidade, sensação térmica, velocidade do vento e temperatura da bateria.

As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras.

"O frio que a pessoa sente ou não está relacionado à quantidade de calor produzido internamente. Se a pessoa, mesmo parada, produz mais calor, ela vai sentir menos frio", resume Wanner. Outro fator que amplia as taxas metabólicas de repouso é a ingestão de proteínas.

Ter calafrios constantes pode ser sinal de transtorno de ansiedade.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

A preocupação constante acaba se tornando um estimulante para o suor. O suor é parte da resposta de “correr ou lutar” do organismo. Está diretamente relacionado aos níveis de adrenalina no corpo. Como a ansiedade mantém o corpo em estado de alerta constante, é comum suar de forma exagerada ao longo do dia.

Quando a temperatura está entre 37,5ºC e 37,8ºC, estamos com uma febrícula, também chamada de estado febril. Acima dos 37,8ºC não tem jeito: é febre mesmo. Mas, para identificar este estado, nada de colocar a mão na testa. É preciso usar um termômetro.

febre alta – mais de 39,6°C. Não há outro jeito: é uma emergência e se deve procurar um médico.

Se o paciente ingerir qualquer coisa quente ou fria, deve-se aguardar 30 minutos antes de medir. O termômetro deve estar bem limpo, seco e temperatura ambiente (Alguns modelos permitem limpeza com água e sabão). Colocar a ponta do termômetro na parte de baixo da língua na direção da parte de trás.