É normal ficar com mau cheiro depois da relação?

Perguntado por: lesteves6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Suor, secreções vaginais naturais, sêmen, lubrificantes, enfim, são diversos os fatores que exalam cheiros durante e logo após as relações sexuais. Mas se a mulher percebe que um odor forte e incomum afeta a vagina após a transa, vale ficar atenta, pois pode se tratar de um caso de vaginose bacteriana.

O tratamento da vaginose é feito com antibiótico tomado por via oral, como o metronidazol, ou pomada vaginal a base de clindamicina.

A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto.

- Vagisil ajuda a prevenir odores antes que ele se forme. Com sua tripla proteção: limpa a área íntima com ingredientes suaves, evita o odor com tecnologia Odor Block e mantém uma fragrância leve e fresca. Suave, pH ideal e clinicamente testado.

A vaginose provoca sintomas como corrimento vaginal de odor fétido, semelhante ao de um peixe podre, o qual pode apresentar um aspecto cremoso, fluido ou bolhoso e cor branco-acinzentado.

Corrimento espesso, esbranquiçado e grumoso, por exemplo, pode ser um sinal de candidíase, uma infecção provocada principalmente pela reprodução de um fungo chamado de Cândida Albicans, que está presente em pequenas quantidades no corpo de qualquer mulher.

Dormir sem roupa íntima é uma ótima opção para ajudar a evitar o agravamento da candidíase, pois a região íntima fica menos abafada, mais ventilada e menos úmida, dificultando a proliferação do fungo causador da candidíase que necessita de ambiente úmido e quente para proliferar.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

Como lavar roupa íntima: sabão de roupa neutro é o melhor
Para proteger a roupa íntima e higienizá-la corretamente depois de cada uso, a melhor opção é utilizar um sabão neutro. Ao colocar as peças de molho, você também pode usar um pouco de amaciante para garantir uma textura macia e confortável para sua lingerie.

Você pode usar um sabonete neutro e água na parte externa, na vulva", explica a ginecologista e obstetra Mariana Lemos Osiro.

No entanto, a trimetilaminúria impede esse tipo de filtro. “Como resultado, a pessoa libera excessivamente a trimetilamina nos fluidos corporais: urina, suor e gotículas de respiração, por exemplo. Esses fluidos possuem o odor desagradável, similar ao do peixe podre”, explica.

O diagnóstico da Síndrome do odor de peixe é feito por meio de exame de sangue, raspagem da mucosa da boca ou exame de urina com o objetivo de verificar a concentração da substância responsável pelo odor desagradável, a trimetilamina.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Candidíase. Como é o corrimento: não apresenta odor. É espesso (com aparência leitosa), de cor branca e costuma vir acompanhado de coceira e ardor.

Odor forte ou cor alterada é sinal de secreção perigosa
O corrimento vaginal não fisiológico, conhecido como leucorreia, é justamente o contrário: ele tem coloração amarelo-esverdeada ou cinza, mau cheiro, traz coceira ou vermelhidão na vulva e dor durante o ato sexual, e até dor pélvica ou abdominal.