É normal ficar com a boca seca na gravidez?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

As alterações hormonais podem desequilibrar o organismo, reduzindo a produção de saliva. Por isso, durante a menopausa ou na gravidez, as mulheres podem sentir a boca mais seca que o normal. Durante a gravidez isso também pode ser resultado da maior necessidade de ingestão de água.

O corpo da mulher sofre diferentes alterações durante a gestação. Uma das principais é a hormonal, que pode ser responsável pelo gosto ruim na boca na gravidez. Esse é um sintoma bastante comum, principalmente no primeiro trimestre da gestação. Geralmente, é descrito como gosto amargo ou metálico na boca.

Segundo a Agência Europeia de Segurança Alimentar, é indicado que as gestantes elevem o consumo de água diário em, pelo menos, 300 ml, dada a importância da hidratação na gravidez. De forma geral, é recomendado que as pessoas bebam entre 1,2 e 2 litros de água por dia, e as grávidas, de 2 a 3 litros diários.

A progesterona, hormônio que tem seus níveis elevados durante a ovulação e ainda mais durante a gestação, aumenta os episódios de sonolência diurna e ainda fragmenta o sono noturno. Esse é um dos motivos pelo qual a fadiga gestacional é inevitável, sobretudo nos primeiros meses da gravidez.

O ácido fólico deve ser prescrito para as gestantes, na dose de400µg (0,4 mg/dia) desde o período pré-gestacional até o final da gravidez(1).

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Devido a alterações vasculares e ao aumento dos vasos sanguíneos, a pele da gestante fica mais sensível durante a gravidez. Nesse período, a pele fica mais avermelhada e irritada, aumentando a dilatação dos vasos e, com isso, a sensibilidade. Portanto, todo cuidado é fundamental.

Urinar poucas vezes ao dia, urina concentrada, mal-estar, tontura e fraqueza são sinais de desidratação, podendo resultar na perda de sódio e potássio”, diz.

Confira algumas recomendações de como evitar estrias na gravidez e reparar essas lesões!

  1. Hidratação. A hidratação da pele é importante em todas as fases da vida e ainda mais durante a gravidez. ...
  2. Uso de óleos. ...
  3. Massagem. ...
  4. Não utilizar roupas apertadas. ...
  5. Não tomar banhos quentes. ...
  6. Visita ao dermatologista. ...
  7. Cuidado com a alimentação.

A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte. Isso porque o corpo sofre mais alterações nessa fase, como o pico hormonal e o crescimento da placenta. É comum que algumas gestantes apresentem queda da pressão arterial, o que também traz a sensação de fadiga.

Quanto tempo dormir durante a gestação? O tempo de sono é tão importante quanto a qualidade. Para dormir melhor durante a gravidez é preciso ter, ao menos, oito horas de sono por noite. Esse é o tempo indicado para que o corpo possa trabalhar na restauração das funções, gerando sensação de descanso no dia seguinte.

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento.

Desidratação, alergias, resfriado comum e dormir com a boca aberta podem causar secura e desconforto na sua garganta.

A combinação de água, sal e bicarbonato de sódio imita a nossa saliva. Misture 1 chávena de água morna com 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/8 colher de chá de sal. Deixe na boca por alguns segundos e, em seguida, bocheche com água. Repita a cada três horas.

Duas das principais causas de boca seca para as pessoas com diabetes são os efeitos colaterais dos medicamentos e os níveis elevados de açúcar no sangue. Outras causas, não relacionadas diretamente com diabetes, mas que podem agravar o problema são: má hidratação, respiração pela boca e tabagismo.

A xerostomia ou boca seca também provoca amargor, devido à produção insuficiente de saliva, favorecendo a proliferação das bactérias e dificultando o equilíbrio do pH da boca.