É normal ficar com a barriga inchada depois de colocar silicone?

Perguntado por: ereal9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

O inchaço pós-cirurgia plástica é completamente normal. Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço.

Após a realização de uma cirurgia, o local operado costuma sofrer um inchaço, o que é completamente normal. Conforme explica o ortopedista Guilherme Maretti, o edema pós-operatório acontece porque cirurgia causa um trauma nos tecidos em que ela foi realizada.

Mas a verdade é que em cerca de 3 meses, eles já terão o formato e posição definitivos. Porém, é a partir dos 6 meses que o seu seio entrará na última etapa de cicatrização. Nesse período, o inchaço é mínimo, mas continua regredindo até completar cerca de um ano após a cirurgia, quando aparece o resultado final.

O encapsulamento do silicone esperado, responsável por “enraizar” a prótese no tecido, leva em torno de 4 meses para ocorrer.

Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem em apenas uma mama. Entre os sintomas de rejeição de prótese, a paciente pode sentir que o implante está se contraindo dentro do seu próprio corpo. Logo, vem a dor no silicone, o que pode ser ou encapsulamento do silicone.

A melhor posição, que garante maior estabilidade à região dos seios, é aquela em que a paciente fica deitada de barriga para cima. Por esse motivo, ela é indicada para as primeiras 6 semanas após a cirurgia.

Geralmente, leva-se cerca de 3 semanas para o inchaço diminuir consideravelmente. Ou seja, a partir daí já é possível observar resultados do procedimento. Porém, na maioria das cirurgias o inchaço segue decrescendo.

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

De acordo com Clarissa o tempo para “desinchar” varia conforme cada organismo. “Mas de uma a duas semanas, com todos os cuidados necessários, certamente dá para observar diferença. Precisamos ajudar o nosso organismo a funcionar bem através de uma alimentação saudável, além de nos hidratarmos adequadamente.”

Os tratamentos estéticos ajudam a reduzir a fibrose, tais como ultrassom, radiofrequência, laser, endermoterapia, drenagem linfática etc. A eficácia desses tratamentos é maior quando mais cedo é realizado o diagnóstico. Por isso, é importante seguir o pós-operatório.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia.

A identificação do problema depende muito mais da atenção da paciente e sua observação do aspecto das mamas. Por esse motivo, observar a estética e simetria é muito importante. Para saber se a prótese de silicone deslocou, a paciente deve observar se uma das mamas está desalinhada.

Em alguns casos, o inchaço está relacionado com a grande retenção de líquido e por isso a paciente deve passar pela drenagem linfática pós-operatório mama. A drenagem pós-operatório de silicone ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo por meio da urina.

Existem situações em que a mulher deve dormir de sutiã? Após todas as cirurgias plásticas nas mamas, a mulher deve dormir com o sutiã cirúrgico. Porém, essa recomendação é temporária, e não permanente.

O esperado, é em média 30 dias para as mamas desincharem e elas podem mudar de formato em até 6 meses após a cirurgia pelo processo de adaptação do organismo com a prótese. No entanto, para muitas mulheres esse processo é diferente. Afinal, a prótese precisará ocupar um espaço que até então não existia.

podem ser manuseadas sem nenhum problema ou. preocupação, após o período de cicatrização, com 3-4.