É normal falar pouco?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Falar pouco se torna preocupante quando é um sinal de uma introspecção prolongada, ou seja, o indivíduo se fecha completamente para o mundo e guarda apenas para si tudo o que sente. Esse comportamento é bastante comum entre aqueles que são excessivamente tímidos ou que passaram por alguma experiência traumática.

Todavia, uma pessoa que fala de forma mais retraída, com a voz mais baixa, provavelmente é uma pessoa mais tímida, introvertida. Portanto, o ritmo e a necessidade conforme o ambiente e entorno são alguns dos principais fatores para direcionar a nossa comunicação.

Anote tudo: uma boa dica para parar de falar muito é anotar, em um caderno ou mesmo no celular, as situações em que você extrapolou na conversa. Ao fazer isso você terá documentado o ocorrido e poderá analisar em quais pontos falou demais. Saiba ouvir: quem fala demais, escuta menos.

Característica de quem fala pouco; calado: aluno taciturno. Etimologia (origem da palavra taciturno). A palavra taciturno deriva do latim "taciturnus", que significa silencioso, discreto.

As pessoas caladas costumam se caracterizar por uma boa autoconfiança. Não se deixam levar por opiniões alheias, têm valores sólidos e ideias claras. Preferem escrever para comunicar. Sentem-se mais confortáveis com a palavra escrita.

Caso seja na articulação dos fonemas da fala, é chamado de DISFLUÊNCIA. Provavelmente está apresentando um quadro de DISFONIA. Deverá procurar um Fonoaudiólogo para uma avaliação e tratamento . Em geral obtemos um resultado muito satisfatório.

Quem fala muito, pouco faz. É assim a vida, o vai e vem das coisas.

A ansiedade social também é conhecida como fobia social. É um transtorno que impacta na interação social, ou seja, a pessoa tem dificuldade para se apresentar, comer em frente aos outros e ter contato social de uma forma geral.

Já quem fala devagar transmite um pensamento lento, uma personalidade reflexiva, que pensa antes de responder. A fluência da fala nem sempre está relacionada ao pensamento. “Pessoas que pensam rápido podem ter mais fluência na fala, mas nem todo mundo que fala devagar tem uma fluência ruim de pensamento.”

Com a respiração certa e a postura ereta, o peito abre e é mais fácil emitir uma voz mais dominante e falar mais alto.

  1. Inspire rápida e silenciosamente e expire devagar logo após começar a falar.
  2. Tente deixar o abdômen relaxado ao inspirar. ...
  3. Faça uma pausa no fim da frase logo antes de perder o fôlego.

Mas Tiago 1:19 nos diz: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: 'Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se'". Deveríamos colocar esse versículo em algum lugar onde pudéssemos vê-lo todos os dias.

Por trás desse comportamento, pode estar a ansiedade. Falar demais é uma forma de aliviar a tensão e pode resultar, na maioria das vezes, em dizer o que não devia. Quando a pessoa se dá conta, já revelou o segredo de alguém ou expôs sua vida íntima a desconhecidos.

Nós odiamos conversas pequenas porque odiamos a barreira que elas criam entre as pessoas”, explicou a psicóloga, que é também introvertida. Helgoe é autora de um livro que fala inteiramente a respeito do espectro da introversão.

Como Lidar Com uma Pessoa Quieta
Tentar forçar uma situação que contrarie sua essência não é positivo e pode fazer com que ela se distancie cada vez mais. O segredo para se entender com um indivíduo quieto é estimular ao invés de forçar.