É normal engordar enquanto amamenta?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 31 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Mas esse gasto energético somado a privação de sono pode aumentar a fome em algumas mães, e o balanço calórico ficar positivo. Ou seja: algumas mulheres até engordam enquanto estão amamentando.

Isso acontece porque as taxas hormonais femininas - alteradas desde o início da gestação até a amamentação - fazem com que o organismo retenha mais líquido do que o habitual, tornando o processo de drenagem mais preguiçoso e demorado.

Muitas mães têm a curiosidade se a amamentação pode ajudar a perder peso. Se você tem essa preocupação, você não está sozinha. Amamentar pode queimar entre 500 e 700 calorias extras por dia. Apesar de ser uma quantidade expressiva, isso não significa que apenas amamentar ajudará a retornar ao peso anterior à gravidez.

O recomendado para a lactante que deseja emagrecer é manter uma alimentação balanceada e consumir pelo menos 3 litros de água por dia. Para promover o adequado aleitamento materno mantenha o consumo adequado de proteínas, pois durante o período de lactação o aporte proteico aumenta bastante.

A alimentação da mãe durante a amamentação deve conter essencialmente alimentos in natura ou minimamente processados. No período de aleitamento materno , a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.

Nem sempre perder peso após o parto é fácil, porém não é impossível. Perder o peso ganho na gestação depende de alguns fatores. Se a mamãe está amamentando, a alimentação e até o estresse das noites sem dormir podem interferir nessa redução de peso.

Alimentação na amamentação

  • Refrigerantes, chás e café Fontes de cafeína, essa substância pode ser transferida para o leite materno. ...
  • Alimentos muito condimentados. ...
  • Alimentos gasosos. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Alimentos crus. ...
  • Leite de vaca e produtos lácteos. ...
  • Peixes e frutos do mar.

Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, indica que o sabor de alimentos consumidos pela mãe durante o período de amamentação passa para o leite materno em questão de minutos.

1 – A mãe que amamenta não pode beber e/ou comer enquanto o bebé mama. FALSO. O único cuidado a ter é com a possibilidade de se entornar algum líquido ou alimento. É a única explicação plausível para a origem deste mito.

Se vontade de comer doce é constante, aposte em frutas cozidas, ou doces de frutas como goiabada e bananada, de preferência sem açúcar. Colocar 1 colher de sobremesa de linhaça nos sucos, sopas e frutas, aumentam a sensação de saciedade. Mas evite as sopas prontas de pacote.

Uma mulher a amamentar deve beber cerca de 2,7L de água por dia. Tendo em conta que 20 a 30% da água que bebemos vem dos alimentos, recomenda-se então que durante a amamentação beba diariamente cerca de 2,2L de água ou outras bebidas adequadas.

Não realizar dietas restritivas enquanto o aleitamento materno não estiver bem estabelecido e não ingerir medicamentos para a perda de peso: para a produção de leite materno é necessário evitar dietas e medicamentos que promovam rápida perda de peso (mais de 500 g por semana).

Você pode amamentar deitada, sim! Aliás, amamentar deitada é tudo de bom. A mãe não precisa segurar o bebê nos braços e, ainda, pode aproveitar um descanso gostoso ao lado dele.

As perdas normais são: durante o PARTO NORMAL = 400 a 600 ml ; Durante a CESÁRIA = 800 a 1000 ml.