É normal engordar depois do parto?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Uma pesquisa da Universidade de Granada (Espanha) mostrou que, em vez de perder peso no pós-parto, 94% das mães ganham quilos a mais. Isso costuma acontecer porque a ingestão de calorias é muito maior do que o necessário, levando ao acúmulo de gordura.

As grávidas que engordaram 10 quilos ou menos devem ser capazes de, sem dieta rigorosa, retornar ao peso anterior em poucos meses. As que ganharam mais de 15 quilos será necessário mais esforço e um pouco mais de tempo – algo em torno de 10 meses a dois anos – para alcançar sua meta.

Diferentes fatores podem influenciar na perda de peso depois do nascimento do bebê. No parto natural você emagrece mais rapidamente do que no caso de uma cesariana. A amamentação também favorece a perda de peso. E, claro, a dieta adotada e a prática de exercícios físicos influenciam diretamente nesse processo.

Para emagrecer no pós-parto, é fundamental evitar as calorias, mas não necessariamente fazer algum tipo de dieta. Uma reeducação alimentar é suficiente. Alguns exemplos de calorias que interferem na perda de peso e podem ser evitadas no dia a dia: pizza, sorvete, refrigerante, manteiga e sucos industrializados.

Mulheres que já têm predisposição à retenção de líquido são mais suscetíveis ao inchaço pós-parto. Mas, em menor ou maior intensidade, a maioria deve enfrentar o incômodo. A boa notícia é que ele desaparece entre 4 e 20 dias, em média, depois de dar à luz.

Estou amamentando e engordando! O que eu faço? Segundo a especialista, a amamentação é uma forte aliada depois do pós-parto para a volta do peso – emagrecimento – e no gasto calórico. Se a mãe está amamentando e não está emagrecendo, ou até mesmo se está engordando, é porque está se alimentando de forma errada.

Caminhada, yoga voltada para pós-parto, exercícios com o peso do corpo e alongamentos são os mais indicados, mas abdominais, elevação de quadril (ponte), agachamentos, remadas, flexão de panturrilhas, adução e abdução de coxas também podem ser indicados.

Dicas para voltar ao corpo de antes da gravidez

  1. Beba muita água. A hidratação é amiga de um corpo mais sequinho. ...
  2. Mexa-se. ...
  3. Escolha sempre comida de verdade. ...
  4. Tenha foco para recuperar o corpo de antes da gravidez.

“Voltar ao que era muitas vezes é difícil, pois o corpo passa por uma transformação muito grande. Mas não é impossível”, garante ela, que sugere uma rotina com alimentação saudável, prática de atividade aeróbica e exercícios abdominais para se ter um bom resultado.

Algumas atividades consideradas de baixo impacto, são indicadas para emagrecer depois da gravidez ou durante, por exemplo, natação, ioga, pilates ou caminhada. 20 minutos desse exercício pode significar 100 calorias a menos.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

O parto resulta na perda imediata de mais ou menos 5 quilos. Aí estão incluídos o bebê, a placenta e o líquido amniótico. Como o recomendado durante uma gestação saudável é engordar em média 9 quilos (para uma mulher que tem o IMC normal), é fácil chegar a uma conclusão: tenha paciência com seu corpo.

Sendo, portanto, entre 6 e 8 semanas após o parto.

Além de consumir alimentos ricos em fibras, a dieta pós-parto também deve ter vitaminas, ferro e minerais. “O segredo é evitar industrializados, ultraprocessados, açúcar, gorduras ruins e calorias vazias. Encha o prato de alimentos naturais e nutritivos, depois fracione as refeições adequadamente”, aconselha Berkowitz.

O ato de amamentar, emagrece a mãe? Em suma, de acordo com estudos realizados pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comprovaram que o ato de amamentar emagrece porque a produção de leite no organismo ocasiona em uma grande quantidade de queima de calorias.

É possível desconfiar de que se está com uma diástase depois do parto ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levantar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo.

1A barriga costuma ficar flácida no pós-parto por conta do efeito sanfona, que aumenta e diminui o tamanho da barriga em um período curto de tempo. 2Uma boa alimentação para se livrar da barriga flácida também acaba refletindo em bons nutrientes para o seu bebê através da amamentação.

COMO IDENTIFICAR
A identificação da diástase é realizada através do exame físico da paciente durante a consulta ou com a ultrassonografia de parede abdominal, que irá mensurar o quanto de abertura a musculatura possui.

Sintomas de Diástase
Esta condição pode ser percebida através de sintomas físicos e estéticos, de acordo com o grau de afastamento. Os sintomas estéticos podem ser o aspecto de barriga inchada, flacidez e a cintura sem curva, ou seja, reta.

Após o parto normal, que tem recuperação rápida, pode-se voltar a atividades físicas em 15 dias, mas sempre converse com o seu médico antes, porque cada caso é um caso.