É normal emagrecer depois da retirada da vesícula?

Perguntado por: mmagalhaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A cirurgia para retirar a vesícula não tem nenhuma relação com a perda de peso. O paciente pode emagrecer mas devido à dieta pobre em gorduras que deve fazer após a cirurgia.

Apenas é recomendado restrição de atividades que envolvem levantamento de peso (acima de 5-10 kg) e exercício de abdominal nos primeiros 30-40 dias (período da cicatrização). Após, os pacientes estão liberados sem restrições.

As vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K necessitam de sais biliares para serem absorvidas, portanto, sem a vesícula, precisamos de suplementação desses sais biliares. Se você retirou a vesícula e seu cabelo começou a cair, já sabe, você deve estar com carência dessas vitaminas que são importantíssimas para o cabelo .

A recuperação inicial demora até 2 semanas, quando é possível retornar as atividades do dia a dia. Esse período geralmente é menor quando a cirurgia é feita por videolaparoscopia. A cirurgia da vesícula por videolaparoscopia está associada a menor trauma cirúrgico e, portanto, recuperação mais rápida.

O efeito colateral mais comum da cirurgia na vesícula é a diarreia. Contudo, como ocorre em outras cirurgias, existe o risco de sangramentos, infecções ou reações à anestesia. Além disso, o paciente pode apresentar febre acima de 38º C, feridas com pus, icterícia, falta de ar e vômitos.

Depois da colecistectomia, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, portanto, o fígado irá liberá-la de forma direta no intestino delgado para este fazer a digestão dos alimentos.

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.

Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir. O tempo para a recuperação do problema depende, majoritariamente, do tipo de procedimento e do local do corpo em que foi realizado.

Consuma frutas, legumes em geral, grãos integrais, carnes magras, sucos naturais e verduras frescas. Sempre que possível, substitua os alimentos fritos por cozidos ou grelhados. Logo depois da operação, o indivíduo deve evitar alimentos muito duros ou gordurosos.

Nos 30 dias que sucedem uma videolaparoscopia é importante que a paciente tome alguns cuidados:

  1. não fazer exercício físicos.
  2. se abster das relações sexuais.
  3. não realizar trabalhos domésticos.

Cereais integrais, como aveia, arroz integral, pão integral e macarrão integral. Laticínios com baixo teor de gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos, como ricota, cottage e queijo minas. Leguminosas, como lentilha, grão-de-bico e feijão.

A maioria dos pacientes que é submetida à colecistectomia tem uma vida normal após a cirurgia, mas alguns sintomas como gases e fezes amolecidas podem aparecer após a ingestão de alimentos gordurosos.

Depois de um tempo, é possível voltar a se alimentar normalmente, apenas diminuindo o consumo de alimentos gordurosos. Por isso, deve-se evitar frituras, embutidos e carnes gordas. Com o tempo e a adaptação do organismo, pode-se retomar o consumo de alguns destes alimentos.

Pesquisas recentes indicam que a ingestão de sais biliares via oral como um suplemento pode ajudar a prevenir o acúmulo de toxinas em pacientes com produção anormal de bile, ou que tiveram a vesícula biliar removida.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os principais sintomas são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Retirada da vesícula
Apesar de alguns pacientes serem assintomáticos, geralmente essa situação causa dores fortes e contínuas no abdômen e nas costas, inchaços, gases e náuseas, entre outros sintomas que incomodam muito.

O tipo de anestesia realizada para essa cirurgia é a geral, no qual o paciente dorme e tem que ser entubado.

Geralmente, a pancreatite é um quadro leve que melhora com medidas clínicas, mas neste momento a gente avalia e indica a colecistectomia, a retirada da vesícula para o paciente, no entanto, alguns pacientes podem apresentar um novo episódio de pancreatite.

No entanto, observa-se que, apesar da dor após cirurgia da vesícula biliar, os pacientes geralmente recuperarão a sua condição normal dentro de 2-3 semanas.

Pacientes já submetidos a retirada da vesícula (colelitíase) podem apresentar cálculos: primários (forma-se um novo cálculo no interior da via biliar) ou residual (escapou para dentro do colédoco durante uma cirurgia de vesícula).

A cirurgia para retirar a vesícula biliar é um tipo de cirurgia do aparelho digestivo, conhecida também como colecistectomia, e é indicada para casos de pedras na vesícula ou quando a mesma está apresentando inflamação.