É normal dormir muito e continuar com sono?

Perguntado por: scalixto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Geralmente não é normal dormir muito e continuar com sono, pois isso pode ser um sinal que algo não está bem com a sua saúde.

Sentir sono excessivo durante o dia pode estar ligado a muitas causas, geralmente relacionadas à privação do sono. Quem possui apneia do sono, por exemplo, acorda várias vezes durante a noite devido à falta de ar, o que prejudica – e muito – a qualidade do sono.

A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda se sentindo cansado. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo.

Também conhecida como hipersonia ou hipersonolência, a sonolência excessiva diurna (SED) é a incapacidade de se manter alerta ou acordado durante o período do dia. A dispersão é tão grande que a pessoa pode chegar a dormir ou cochilar durante as tarefas mais corriqueiras da rotina. Aí que mora o perigo.

Dormir em horário adequado e regular, em local silencioso e escuro, com temperatura adequada, roupas apropriadas, evitar o consumo de cafeína e alimentos gordurosos a noite são hábitos importantes para que a rotina do sono se estabeleça e gere os benefícios metabólicos de noites bem dormidas.

Sensação de fraqueza ou cansaço
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

1. Comer alimentos estimulantes

  • Café forte;
  • Guaraná em pó;
  • Açaí;
  • Chocolate preto;
  • Chá de gengibre.

A vitamina B12 é uma das mais importantes para a saúde, uma vez que participa de diversos processos no organismo. Em especial, sua ação na manutenção do sistema nervoso e das hemácias (glóbulos vermelhos) é fundamental para evitar o cansaço.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo.

Os principais sintomas são:

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Conheça a seguir, alguns dos sintomas psicológicos causados pela ansiedade:

  1. Ver perigo em situações cotidianas. ...
  2. Preocupação excessiva. ...
  3. Inquietação. ...
  4. Medos ilógicos. ...
  5. Estar sempre à beira de um ataque de nervos. ...
  6. Falar em público, nem sonhando. ...
  7. Pensamentos obsessivos. ...
  8. Insônia.

Você também fica com o sono e o apetite desregulados, incapacitado de se concentrar em novas tarefas. O humor se torna bastante irritado e agressivo e, para completar, perde-se até mesmo o interesse em programas e atividades que tanto gosta — como praticar esportes, ir à praia, sair para dançar, entre outros.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

Atividades físicas que ajudam a não acordar cansado

  1. Yoga;
  2. Alongamento;
  3. Caminhada;
  4. Pilates.