É normal dormir 5 horas por dia?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

5 horas de sono por noite é mínimo para boa saúde em maiores de 50 anos, indica pesquisa. Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa.

Hoje vamos falar do sono, uma maneira de “acordar”, quem dorme pouco e logo cedo está no batente. Dormir, além de ser uma necessidade básica, também traz muitos benefícios para a saúde.

Como dormir bem a noite toda?

  1. 1 - Evite telas e luzes. Evitar luzes é muito importante para que o corpo entenda que é hora de descansar. ...
  2. 2 - Prepare o ambiente. ...
  3. 3 - Evite a ingestão de líquidos perto da hora de dormir. ...
  4. 4 - Pratique um esporte. ...
  5. 5 - Evite distrações antes de dormir.

Pesquisas sobre o sono sugerem que um adolescente precisa de oito a 10 horas de sono todas as noites. Isso é mais do que a quantidade que uma criança ou um adulto precisa.

Noites mal dormidas geram uma grande quantidade de problemas no nosso corpo. Os danos percebidos imediatamente após uma noite de sono inadequado são: dificuldade de concentração, indisposição, diminuição da produtividade e criatividade, redução da capacidade de memória e instabilidade emocional.

Contudo, outra unanimidade é: dormir menos do que 5 horas faz mal! Por isso, é importante que você tenha em mente a velha regra de ouro de “8 horas por dia”. Mesmo que não consiga alcançar esse número, tente descansar 7 horas, no mínimo. Isso vai garantir que você vai melhorar a sua rotina pessoal e profissional.

O Melhor Horário para Dormir
Idealmente, devemos tentar ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Esse padrão está mais alinhado com as nossas tendências biológicas de adaptação ao ritmo do sol. Você pode perceber que naturalmente fica com mais sono após o anoitecer.

O sono polifásico é um padrão de sono alternativo em que o tempo de sono é dividido em vários cochilos de cerca de 20 minutos ao longo do dia, reduzindo o tempo de descanso para 2 horas por dia, sem causar danos para a saúde.

De acordo com o levantamento, coordenado pela Universidade de Warwick e pela Universidade de Medicina Federico II, quem dorme menos de seis horas por noite tem 12% mais chance de morrer antes dos 65 anos do que aqueles que dormem entre seis e oito horas.

Ellon Musk, diretor-executivo (CEO) da Tesla (TSLA34) e homem mais rico do mundo, afirmou em entrevista no último episódio do podcast “The Joe Rogan Experience” que dorme cerca de seis horas por dia e que já tentou dormir menos que isso, mas que viu sua produtividade caindo.

De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Está nos genes. Algumas pessoas são geneticamente projetadas para naturalmente dormir pouco. Isso significa que, mesmo com apenas 4 a 6 horas de sono por noite, acordam revigoradas. "Essas pessoas funcionam com muito menos horas de sono e fazem isso com alto desempenho.

O que é um sono leve? A pessoa que tem um sono leve acorda facilmente, até mesmo com pequenas mudanças no ambiente, como: cheiros (se uma outra pessoa estiver cozinhando, por exemplo) sons, mesmo os mais suaves.

Dormir 6 horas por dia pode ser considerado o suficiente, desde que seu organismo continue respondendo bem.

Estudos apontam que pessoas que dormem nove horas ou mais por dia, têm mais chances de sofrer de angina (dores no peito), assim como obstruções de artérias e veias prejudicando ainda mais o coração. Embora os fatores sejam coligados, ainda existem dúvidas médicas.

Não é segredo que dormir poucas horas faz mal à saúde. O que um novo estudo mostra, porém, é que o contrário também é prejudicial. Ou seja, nada de dormir além da conta.