É normal dormir 20 horas seguidas?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 11 votos

A hipersonia é um dos principais fatores responsáveis por causar horas excessivas de sono, no entanto, várias outras doenças podem ocasionar em uma vontade de dormir fora do normal.

Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas. - Crianças em idade escolar (6-13): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas. - Adolescentes (14-17): Devem dormir em torno de 10 horas por dia. - Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia.

— Dormir muito está associado à má saúde e com viver menos. O que se recomenda é prestar atenção nos adultos que dormem mais de dez horas por dia — afirma Dalva Poyares, especialista em sono e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela também é pesquisadora do Instituto do Sono de São Paulo.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida.

Alterações no sono é apenas um dos sintomas da depressão
Pode ser 'apenas' uma necessidade de adequar o sono”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt. Para alguns pacientes depressivos, dormir bastante pode se tornar uma maneira de fugir da realidade repleta de problemas e dos sintomas provocados pela doença.

De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Sintomas da hipersonia
Ansiedade, irritabilidade, lapsos de memória, perda de apetite, são outros sintomas possíveis dessa condição, que não só comprometem a qualidade de vida, como também afetam o desempenho social, profissional e afetivo.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Fazer exercícios
Além de cansar o corpo e ajudar quem sofre de insônia, a queima de gordura e a consequente perda de peso melhoram a respiração, tratando a apneia e outros problemas que são um obstáculo para uma boa noite de descanso.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

O anêmico sente cansaço, indisposição, sonolência, fadiga, alteração nas unhas, palidez na boca e na pele e pode ter queda de cabelo”, completa. Para evitar que a doença volte, é importante manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e proteínas.

Cerca de 80% dos pacientes diagnosticados com depressão apresentam alteração nos padrões do sono [4]. Indivíduos deprimidos podem sofrer de uma variedade de sintomas de insônia, incluindo dificuldade em adormecer, dificuldade na manutenção do sono, sono não reparador e aumento da sonolência diurna.

O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

O transtorno de ansiedade pode gerar alterações significativas no sono do paciente. Há os que desenvolvem insônia, pois ficam tão tenso que não conseguem dormir, como também há casos de pacientes que escolhem dormir o tempo inteiro para fugir dos sentimentos ansiosos.