É normal doer embaixo da língua?

Perguntado por: lbotelho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Podem ocorrer inchaços sob a língua devido a uma lesão na boca, exposição a vírus, ingestão de certos alimentos ou cálculos salivares. Independentemente da causa subjacente, a maioria dos inchaços sob a língua desaparece com relativa rapidez. E também não requer tratamento médico.

Úlceras na boca são um motivo comum para a dor de garganta e na língua. Sejam causadas por aftas, cortes por alimentos cortantes ou uma infecção bacteriana, elas podem afetar os tecidos moles no interior da boca - incluindo a língua, as bochechas e o tecido gengival em volta dos dentes.

Sinais de um problema na língua
Um sinal comum de um problema ou doença na língua é a dor nessa região. A capacidade de sentir o gosto dos alimentos também pode ser afetada quando algo está errado com a língua. A língua também pode ficar inchada ou sofrer alterações de cor ou textura.

O que causa glândula salivar inchada? A inflamação das glândulas salivares, também chamada de sialoadenite, é causada geralmente por vírus ou bactérias, cálculos salivares (sialotíliase, causada pelo acúmulo de sais minerais) ou obstrução. Um exemplo bem comum de infecção que faz a glândula salivar inchar é a caxumba.

Por conta do estresse, podem surgir aftas, herpes labial, boca seca, cáries, gengivite e bruxismo. A tensão diária causada pela ansiedade provoca dores na cabeça, face e mandíbula, além do amolecimento e desgaste nos dentes.

Sialoadenite é o nome dado à inflamação que acomete as glândulas salivares. Alguns dos sinais e sintomas da sialoadenite são boca seca, dificuldade para falar ou engolir, dor na boca, vermelhidão da mucosa oral e edema (inchaço). Sintomas sistêmicos como febre e também podem ocorrer em alguns casos.

As glândulas salivares podem funcionar mal, serem infectadas ou bloqueadas por cálculos que se formam em seus dutos. Glândulas salivares com mal funcionamento produzem menos saliva, causando boca seca e cáries dentárias. As glândulas salivares infectadas ou bloqueadas causam dor.

Muito provavelmente é possível que você já tenha se deparado com uma pequena bolha na parte interna da boca, que é conhecida como rânula lingual ou Mucocele. Essa bolha é mais comum do que você pode imaginar, a rânula salivar trata-se de cistos que surgem na boca do paciente.

Chupar pedaços de gelo pode ajudar a aliviar o desconforto de uma língua dolorida. Deve-se ter cuidado para não mastigar ou morder o gelo, pois isso pode danificar o esmalte ou quebrar o dente.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares.

Candidíase oral
Esse problema se caracteriza pelo surgimento de placas esbranquiçadas na gengiva e língua, principalmente. É possível observar algumas vezes esse mesmo problema nas paredes mucosas da boca.

Como tratar a doença? O câncer de língua pode se iniciar como uma ferida que não cicatriza, sangramento, perda de peso, dor na língua, entre outros.

Além disso, sintomas como febre, sangramento na boca, inchaço e dificuldade para respirar também indicam que um médico deve ser consultado imediatamente. Portanto, problemas na língua podem indicar desde doenças simples até questões mais sérias, como câncer bucal.

Quais são os sintomas do câncer de língua?

  • Dor;
  • feridas que não cicatrizam;
  • mau hálito;
  • dormência na boca;
  • manchas avermelhadas ou esbranquiçadas;
  • dificuldade ou desconforto para mastigar e engolir;
  • formação de um nódulo ou caroço na língua;
  • sangramento na língua ao morder ou mastigar.

Sintomas do câncer de glândulas salivares
A maioria dos cânceres de glândulas salivares se inicia como uma massa indolor. Quando um tumor cresce e se torna doloroso, a dor pode piorar durante a alimentação, que estimula a secreção de saliva.