É normal desconfiar de tudo?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Veja bem, desconfiar é algo muito normal e até comum nos dias de hoje, realmente não dá para adivinhar quais as intenções do outro, mas tudo que caracteriza o excesso não é bom. Essa desconfiança em demasia interfere nas suas relações pessoais, impedindo que a sua vida continue.

Invista no diálogo. Além de se conhecer, é necessário conhecer o outro e isso só é possível por meio do diálogo. Sempre que algo te incomodar, converse e incentive o seu par a fazer o mesmo. Desabafar o que está sentindo com um amigo confidente pode ser interessante para organizar melhor as ideias e os sentimentos.

A desconfiança excessiva, a falta de confiança em si, é uma grande vilã que pode impedir o seu crescimento pessoal e profissional, pois ela atua como um alerta constante de algo ruim pode acontecer a qualquer momento e que em alguns casos é melhor nem arriscar determinadas ações.

A pessoa que muito desconfia, é porque está fazendo coisas erradas e a desconfiança é que você faça o mesmo que ela.

Normalmente, quem não confia em ninguém, também apresenta grande desconfiança em relação a si próprio. Seja por frustrações pessoais ou profissionais, a pessoa não consegue realizar o que deseja e precisa por não acreditar que é capaz, que é inferior a terceiros.

Pois bem, este sentimento de desconfiança a nós mesmos de vez, em quando é muito natural a gente sentir. Diferente da insegurança crônica que vem para desestabilizar a nós mesmos e as nossas relações. A insegurança crônica rouba sua paz e impede que você possa se envolver com seu parceiro de forma relaxada e autêntica.

Desconfiar de quem se ama é não confiar na própria capacidade de amar. Se desconfia da minha fidelidade, não merece minha lealdade e nem estar do meu lado. Eu te amo e sinto que me ama também, mas você precisa superar essas suas desconfianças. Desconfiança: o maior sabotador das relações.

  1. Evitar o preconceito. A visão preconceituosa já é uma forma de violência e tem como uma de suas conseqüências potencializar o problema, criando um ciclo vicioso. ...
  2. Controlar o medo. É uma reação automática quando a ameaça se faz presente. ...
  3. Controlar a obsessão. ...
  4. Escapar do individualismo. ...
  5. Cuidar do afeto. ...
  6. Selecionar informações.

1. Que ou o que não confia. 3. [Informal] Que ou o que se agasta facilmente; que toma a mal, palavras ou actos inofensivos.

Dificuldade de diálogo
Uma dificuldade comum de muitos casais é conseguir conversar sobre qualquer assunto. Nos momentos de crise existe não só a dificuldade, mas também o interesse em tentar conversar. Quando a relação chegou ao final, não existe mais a vontade de tentar e nem o interesse em querer escutar o outro.

Em primeiro lugar, podemos descrever a desconfiança como um padrão de comportamento que apresenta certas características, como suspeitar, sem um motivo razoável, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado pelos outros, preocupar-se com dúvidas infundadas acerca da lealdade ou confiabilidade de amigos, sócios ou ...

Não é incomum encontrar pessoas com problemas de confiança no relacionamento. Vivemos uma era em que as relações estão cada vez mais virtuais, o acesso a informações sobre potenciais parceiros é maior e apps como o Tinder facilitam o encontro de novas aventuras. A desconfiança, nesse contexto, impera entre os casais.

Invista no diálogo
É sempre importante estimular o diálogo quando algo de incômodo acontecer. Além de ser uma forma de tentar conseguir corrigir os empecilhos e chegar a uma solução, é uma boa maneira de organizar as ideias e sentimentos de forma positiva.

Uma pesquisa realizada pelo site Victoria Milan- voltado a pessoas comprometidas que procuram um caso - mostrou que a maioria dos brasileiros que 'pulam a cerca' também desconfiam que estão sendo traídos. O levantamento ouviu seis 6 mil usuários do site.

Esperamos demais porque estaríamos dispostos a dar muito mais. Pode ser que, em alguma ocasião, tenha se encontrado com alguém que tenha te repreendido com expressões como “é que você espera demais das pessoas”, “é que você é muito sensível, por isso tudo lhe afeta”.

Dicas para melhorar a confiança no relacionamento

  1. Melhore a comunicação. Sem comunicação é impossível entender o universo pessoal da outra pessoa e vice-versa. ...
  2. Enfrente os medos. O medo, tanto de possuir quanto de perder, pode se tornar prejudicial em uma relação. ...
  3. Seja honesto e sincero. ...
  4. Seja uma pessoa amiga. ...
  5. Confiança.

5 dicas práticas de como voltar a confiar em alguém

  1. Tenha autoconfiança. É normal que, quando alguém erra com você, apareçam pensamentos do tipo: “eu sou muito ingênuo! ...
  2. Observe as atitudes. ...
  3. Estabeleça o diálogo. ...
  4. Seja confiável. ...
  5. Saiba que falhas futuras poderão acontecer.

O que gera insegurança
O que está por trás da insegurança pode ser um medo, por exemplo medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado. Muitas vezes aparece o medo de não saber reagir caso outra pessoa seja agressiva.

A insegurança é um estado emocional causado pelo sentimento de inferioridade. A pessoa insegura acredita que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amada, aceita e reconhecida pelos outros.