É normal desanimar na faculdade?

Perguntado por: alima6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Não pense que você está sozinho: é extremamente comum o sentimento de desânimo em relação ao ensino superior. Aliás, é mais do que natural sentir-se um pouco decepcionado, principalmente se estamos com muitas expectativas.

Dentre as principais causas apontadas está a falta de vocação em relação à área de estudo escolhida e o pouco preparo do aluno, ainda no ensino médio. Uma outra parcela desiste por motivações financeiras, em especial nas faculdades particulares.

Outro motivo é a dificuldade de acesso ao Ensino Superior. O medo de não passar no vestibular e os impasses de se preparar para as provas são exemplos disso. A falta de instituições confiáveis em uma região próxima é outra razão que faz com que algumas pessoas decidam não realizar um curso.

Sei que, às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo. Não podemos entregar o nosso coração e nossa alma para o desânimo. O mal está aí, porque o desânimo tira o ânimo, a força da alma e do coração.

Pense nos objetivos em longo prazo
Escreva em um post-it os benefícios do seu esforço e lembre-se deles quando o seu ânimo decair. Além disso, escrever os seus objetivos em um papel será importante para te manter motivado e lembrar-se das conquistas que você tem que ir conseguindo para cumpri-los.

Os cursos que sofrem maior desistências pelos alunos estão para a área Administração (182.591), Direito (128.728), Pedagogia (100.743), Ciências Contábeis (59.002), Enfermagem (43.429), Serviço Social (34.498) e Ciências Contábeis (59.002).

Marketing: 60% Assistência Médica: 58% Ciências Políticas: 56% Biologia: 52%

O contrato de ensino pode contar a previsão de multa em caso de desistência. A prática é legal, mas o valor cobrado não pode ser abusivo — entre 5% e 30%, dependendo da época em que foi feito o cancelamento.

Um dos sinais que podem indicar que ele não está no curso ideal é a falta de perspectiva na carreira, ou seja, quando a pessoa não se enxerga exercendo as profissões relacionadas à área. Além disso, se o número de disciplinas que chamar a atenção naquele curso for muito baixo, é preciso repensar a escolha.

Em 2021, cerca de 3,42 milhões de estudantes abandonaram as universidades privadas, representando uma taxa de abandono de 36,6%, segundo o Semesp, instituto que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil. Além do abandono da universidade, a evasão também aumentou.

Ninguém precisa entrar em uma universidade para ter acesso ao conhecimento. Hoje em dia o conhecimento pode ser encontrado em todo lugar, seja na internet, em bibliotecas, nos cursos de baixo custo ou em materiais gratuitos.

Muita maquiagem, muita bijuteria, muito decote, muita roupa curta, muita regata, muita transparência, muito salto alto, muito muito não costuma ser legal. Você pode, sim, se vestir do jeito que gosta, mas é interessante maneirar nas produções para evitar desconforto e, até mesmo, um eventual constrangimento.

Cursos difíceis para fazer na faculdade

  • #1 Engenharia Cartográfica e Agrimensura. Esse é um dos cursos mais difíceis que listamos aqui. ...
  • #2 Medicina. Esse é conhecido de todos. ...
  • #3 Engenharia Naval. ...
  • #4 Engenharia Aeroespacial. ...
  • #5 Direito.

Às vezes, esse desânimo pode ser apenas um sintoma de algo que pode ser mais grave como alguma doença que cause fraqueza no corpo e cansaço, ou mesmo distúrbios mentais que podem manter a pessoa em uma situação prejudicial de desânimo e falta de forças para tentar resolver seus problemas.

Problemas relacionados ao desânimo
Inclusive, quando estamos desanimados, a tendência de tomar atitudes positivas e saudáveis para o nosso psicológico é ainda menor – uma bola de neve de desmotivação! Dito isto, um dos primeiros passos para se sentir melhor é buscar apoio nos bons amigos e familiares.

Falta de animo para tudo, para fazer as coisas.
É importante que em primeiro lugar seja identificado a causa desta falta de animo, muitas vezes a origem é emocional, ou seja, é possível que seja um sinal de depressão, nestes casos um psicólogo pode ser consultado.