É normal dar cravo no bico do peito?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Sim, é completamente normal ter carocinhos nas mamas, e na maioria dos casos ele não indica câncer, e sim outros quadros benignos que não trazem nenhuma complicação para a saúde da paciente.

Algumas mamães podem ter receio de não produzir o colostro, mas isso é muito difícil de acontecer. Perceber aquela massinha branca no bico da mama, pode ser apenas um acúmulo causado pela pele.

Imagine que você não tem filhos ou já parou de amamentar há muito tempo e, para sua surpresa, começa a excretar leite. Essa condição chama-se galactorreia que ocorre por diversas razões, que vão de uso de medicamentos até tumores na hipófise.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

O aumento do hormônio do crescimento (GH) estimula a renovação das células, o que faz com que a pele fique mais bonita e saudável. Além de deixar a mulher mais bem disposta, o hormônio também atua na vascularização da região da vagina, favorecendo a sensação de prazer no ato sexual.

A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.

O mamilo é um órgão secretor, ou seja, a secreção mamária é natural e acontece com todas as mulheres sem que seja percebida. Os ductos secretam um líquido para retirar as células velhas. Funciona como uma espécie de “autolimpeza”.

Isso acontece por causa da regulação hormonal no corpo feminino neste período. Fora esse caso, o líquido que sai das mamas pode ser confundido como leite, mas geralmente, essa secreção pode ter uma coloração amarelada ou marrom e pode ser causada pelo uso de alguns medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos.

O câncer de mama pode causar alterações e inflamação nas células da pele, o que pode levar a alterações na textura. Exemplos dessas mudanças de textura incluem: Pele escamosa ao redor do mamilo e aréola. Sensação de pele queimada de sol ou extremamente seca.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Embora polêmica, a “amamentação” de homens adultos é mais comum do que parece. Existem sites como o dreamsofmilk e lactation.

A partir do final do primeiro mês de gravidez, seus seios começam a se transformar em órgãos produtores de leite.

Principais doenças mamárias

  1. Cistos mamários. Os cistos podem se apresentar de três formas nas mamas: cistos simples, cistos complicados e cistos complexos. ...
  2. Mastalgia (dor mamária) ...
  3. Mastite. ...
  4. Câncer de mama. ...
  5. Doença de Paget da mama.