É normal comer beterraba e a urina sair vermelha?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Alterar a coloração da urina apos o consumo de beterraba é um fenômeno temporário, pois, a beterraba tem um composto chamado betacianina que da uma pigmentação "rosa/avermelhado" na urina. É normal a mudança de coloração da urina apos o seu consumo e em 24 horas volta a coloração normal.

A urina também pode apresentar um tom arroxeado se o paciente ingerir grandes quantidades de amoras ou beterraba, apesar disso não ser comum.

Urina vermelha acompanhada de sintomas
Nesse caso, é fundamental consultar um médico para identificar corretamente a causa por meio de exames de urina e de sangue, e por vezes também exames de imagem.

Algumas fezes a ingestão de beterraba em grande quantidade podem simular um sangramento! Na dúvida se há ou não sangue pode-se colocar água oxigenada nas fezes, se borbulhar é sinal de que tem sangue mesmo.

Quando a cor da urina é sinal de problemas
Quanto mais intenso e concentrado for o tom de amarelo, maior pode ser o tom de desidratação do organismo. A recomendação, nesse caso, é ingerir mais água e evitar atividades físicas intensas, que aumentam a produção de suor e podem agravar o quadro.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades. Fazer um suco de beterraba com laranja é uma combinação perfeita.

Controla a pressão arterial
A combinação de nutrientes da beterraba é capaz de aumentar a elasticidade e melhorar o funcionamento dos vasos, permitindo que o sangue circule com menos dificuldades.

“Mas, no geral, o consumo ideal seria em torno de 100g da beterraba crua ao dia (o equivalente a 1 xícara de chá), o que representa em torno de 30 kcal e mais de 3g de fibra alimentar”, conta Georgia. Ultrapassar essa quantidade diariamente pode levar a alguns problemas, como urina e fezes com cor mais escura.

Tente recordar-se se consumiu a hortaliça nos últimos dias. Caso a coloração permaneça por mais do que 3 dias, é sempre importante procurar um gastroenterologista para avaliação.

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias.

O sangue na urina (hematúria) pode conferir à urina uma cor rosada, avermelhada ou acastanhada, conforme a quantidade de sangue, o tempo de presença na urina e o seu grau de acidez.

As cores da urina podem variar também pela alimentação. Alimentos como cenoura, beterraba, amora e remédios, ricos em vitamina B, podem modificar a cor. Além de suplementos vitamínicos e medicamentos com corantes.

A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

Precisando de uma ajuda extra para conseguir pegar no sono? A beterraba pode ser uma aliada nessas horas: o legume tem alto teor de magnésio e o déficit desse mineral está ligado a alguns tipos de insônia.

A presença de sangue no vaso sanitário, na superfície das fezes, ou no papel higiênico após a evacuação é comum. Felizmente, a maioria das causas de sangramento no reto não representa risco de vida. As causas mais comuns incluem as hemorroidas e as fissuras anais.