É normal coçar dentro do ouvido?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Claro que muitas vezes, coçar o ouvido é algo normal e não significa que existe algum problema de saúde. Mas quando isso se torna frequente e vem acompanhado por outros sintomas, é preciso se certificar de que a causa não seja algo mais sério que, inclusive, possa precisar de medicação.

A infecção fúngica do canal auricular causa mais coceira do que dor e as pessoas têm a sensação de entupimento do ouvido. A infecção fúngica causada pelo Aspergillus niger geralmente leva à formação de pontos preto-acinzentados ou amarelos cercados por material com aspecto algodonoso no canal auricular.

Um inseto, por menor que seja, pode causar desconforto, dor, inchaço, zumbido e até sangramento no canal auditivo. Outros sintomas possíveis são tontura e perda de audição. Mesmo sendo uma situação estressante, é possível impedir que o animal se aloje na parte mais interna do ouvido.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).

A lavagem de ouvido propriamente dita é simples: basta aspirar a água morna com o aspirador nasal e jogar dentro do ouvido. Como é a própria pessoa quem está fazendo o jato, se houver algum incômodo ela acaba diminuindo a pressão do jato d'água.

A otomicose ou otite externa fúngica corresponde ao crescimento de fungos no canal do ouvido, sendo associada a aumento da umidade e calor, má higiene, imunossupressão, diabetes , alergias de pele, uso prolongado de corticóides tópicos e cirurgias prévias do ouvido.

A ausência de cera pode levar à secura da pele e coceira local. Normalmente os condutos auditivos são auto limpantes, a cera produzida na parte mais interna do conduto migra para a parte externa do conduto. Esse cerume fica seco, esfarela e cai sem que percebamos.

Secreção saindo do ouvido é sintoma de infecção
“Alguns sintomas costumam se associar às infecções de ouvido, como queda da audição, sensação de ouvido tampado e, principalmente, a otorreia, que é quando o ouvido purga”, explica o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

CONCLUSÃO: Fungos, especialmente espécies de Candida podem ser encontradas em ouvidos de pacientes com otite externa sem fatores de risco para infecção fúngica tais como autolimpeza do ouvido, uso de antimicrobiano local, corticosteroides ou antifúngicos tópicos ou agentes antibacterianos e antifúngicos sistêmicos na ...

Causas: Excesso de cera, infecções e lesões do ouvido são causas possíveis do problema. No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma.

Milton Strieder, biólogo e professor da Unisinos no Rio Grande do Sul, afirma que não há explicações científicas para que o inseto ataque a região das orelhas. “O que sabemos é que o mosquito é atraído pelo gás carbônico liberado pelo homem por meio do nariz” explica o professor.

O que pode causar a dor de ouvido? Existem diversos fatores que podem causar a dor de ouvido. Entretanto, entre os mais comuns estão as otites, que são as infecções e inflamações do ouvido, que causam bastante incômodo e dor ao paciente.

Como você viu, a cera tem papel fundamental na saúde dos ouvidos e, por isso, não deve ser retirada. Aliás, normalmente, o próprio corpo expulsa o excedente de cerúmen de dentro do ouvido, levando para a região externa da orelha.

Um hábito comum que as pessoas têm é o de limpar os ouvidos com cotonete. O que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva. Infecções, inflamações, otite e até perfuração do tímpano são algumas delas.

Quando fazer limpeza de ouvido? A limpeza de ouvido pode ser necessária quando a quantidade de cerume traz desconforto. “Alguns dos sintomas que indicam que esse tratamento é indicado incluem coceira, sensação de ouvido entupido e até zumbido”, lista a otorrino. Algumas pessoas produzem mais cerume que outras.

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.

Além disso, esteticamente não é agradável o excesso de cera. Mas o ouvido é um órgão que é “autolimpante”, não precisando higienizar a parte interna. Não existe uma frequência correta para limpar os ouvidos, mas o ideal é secá-lo após o banho e fazer a limpeza com a toalha.

É normal sair cera do ouvido? Como citado anteriormente, a produção da cera de ouvido é de suma importância para o corpo, por isso, é normal que ela exista. É uma resposta natural do corpo humano de proteção contra diversos inimigos que enxergam a área como porta de entrada para afetar a saúde.